Whatsapp

Título, imagem e legenda

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


O universo das revistas – diversidade de leituras!

Uma forma de se trabalhar a leitura e posterior produção textual é aproveitar as revistas!
Leve para a sala uma reportagem, selecionada e adequada à idade da turma, que tenha imagem. Para que a classe visualize melhor, é interessante ampliar a página da revista, de modo que todos possam ver ao fixá-la no quadro.

A princípio, questione os alunos sobre as revistas que têm em casa, se leem alguma, se há alguma que gostam mais, etc. Nesta ocasião, também é bom explicar a diferença entre os tipos de revistas que, no geral, acompanham o assunto tratado: saúde, política, lazer, guia de informação, esportes, informações gerais, e assim por diante.

Após essa conversa, mostre a página que escolheu para a turma e pergunte: que tipo de revista vocês acham que tem esta reportagem? Neste momento, estará trabalhando a associação imagem/tema abordado.

Então, após alguns palpites, convide os estudantes a observar o título, a imagem e a legenda. Leia junto com a turma o título e a legenda e desperte o interesse dos alunos com novas questões: É possível fazer uma leitura da imagem? O que a imagem diz para nós? Qual a relação entre a imagem e o título do texto? Qual a relação da imagem e da legenda?

Depois de argumentarem e debaterem o assunto, finalize com um questionamento: Agora que nós lemos, observamos e debatemos esse texto, qual é o tema? Ou seja, sobre o que este texto vai falar?

Por associação a tudo que foi visto anteriormente, os alunos tentarão descobrir a temática textual. Mesmo que um aluno acerte, sem dizer nada, distribua o texto xerocado (não se esqueça de colocar a fonte, o nome da revista) e, para terminar, proponha a leitura do mesmo.

Para fixar melhor este conteúdo, em uma próxima oportunidade, você poderá levar uma figura aleatória e solicitar aos alunos que elaborem um título, legenda e um pequeno texto com base na imagem.

Em uma próxima aula, entregue revistas aos alunos e trabalhe outros aspectos, como: índice, rodapé, capa, propagandas, apresentação da revista, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Português - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola