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Essa atividade é adequada quando os alunos possuem os conhecimentos básicos sobre fração, como:
• Consegue identificá-las.
• Consegue fazer corretamente a leitura.
Para que os alunos não tenham dificuldades em comparar as frações, ou seja, saber dizer qual é a maior, qual é a menor, é preciso colocá-los para pensar, para analisar algumas situações, provocar neles uma “discussão” para que eles mesmos cheguem a uma conclusão de como é feita a comparação de fração.
Veja um exemplo de uma atividade onde é trabalhado com os alunos o diálogo e o cálculo mental para o estudo de comparação de frações.
Atividade
Objetivo:
Utilizar o cálculo mental e o diálogo como ferramenta para controlar as produções.
Público alvo: 4º ano do ensino fundamental.
Tempo de duração para aplicação da atividade: 5 aulas.
Desenvolvimento: será repartido em duas etapas.
1ª etapa: monte com os alunos da sua turma grupos e lance a discussão:
• Quanto é a metade de 12/8?
Muitos responderão que é 6/4, pois utilizarão o mesmo raciocínio da divisão dos números naturais, sem perceber que 12/8 e 6/4 são frações que representam a mesma quantidade (frações equivalentes). Com certeza terão alunos que irão afirmar que a metade de 12/8 é 12/4 ou 6/8, então esse é o momento que o professor deve questionar, como que chegaram a esse resultado, qual o raciocínio utilizado. Depois, provavelmente em outra aula coloque outras questões como: qual seria o dobro de 12/8? E assim por diante. Com o tempo esse diálogo irá fazer com que eles montem sua própria linha de raciocínio.
2ª etapa: Nas outras aulas proponha para cada grupo situações problemas diferentes, por exemplo: “Tenho que comprar 2 quilos e 1/4 de café. No supermercado há pacotes de 1/2, 1/4 e 1 quilo. Quais pacotes devo levar? Quais as possibilidades? Quais escolho para levar a menor quantidade de pacotes?” Esse tipo de situação irá fazer com que os alunos em grupos consigam comparar as frações, pois para saber como irão fazer para levar a quantidade correta de café é preciso identificar quanto cada fração representa do todo.
3ª etapa: Como cada grupo irá receber uma situação problema diferente, troque os componentes dos grupos para que eles possam compartilhar idéias e informações de como resolver outros problemas semelhantes.
Nessa terceira etapa o professor deve estar sempre andando na sala de aula orientando cada grupo para melhor desempenho dos alunos.
Avaliação: Dê a eles as frações 3/10, 1/4, 1/4, 1/2, 1/2, 1/5 e peça que individualmente montem dois grupos com essas frações de modo que os dois grupos obtidos tenham o mesmo valor total.
Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola