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Trabalhar os sentidos em sala de aula é muito interessante. Instigar a curiosidade dos alunos faz com que eles participem mais e aprendam sobre os órgãos e processos dos sentidos. Pode ser no ensino fundamental, médio e superior, enfim, em qualquer estágio educacional.
Para se trabalhar a visão e ao mesmo tempo o paladar, pode-se fazer sucos de diferentes sabores e colocar corantes de diferentes cores, por exemplo, suco de limão com corante vermelho, suco de melancia com corante amarelo, suco de abacaxi com corante laranja. Diferentes cores e diferentes sabores, sempre com a intenção de confundir o paladar do aluno.
Peça aos alunos que escolham um suco, eles vão selecionar o suco pela cor, sem cheirar, e bebê-lo. Depois questione-os sobre qual o sabor do suco. Eles ficarão confusos, pois o paladar se confunde com o que temos na memória sobre a associação que fazemos entre cores e sabores.
Pode-se questionar também se alguém na sala de aula não come algo porque passou mal com determinado alimento. E após as respostas, informar que é comum as pessoas associarem o alimento ao estado como ficou após ingeri-lo.
Outra dinâmica interessante para tratar sobre órgãos do sentido é levar diferentes perfumes, diferentes vegetais e óleos, para que os alunos sintam esses cheiros. Os mais conhecidos, como alecrim, podem ser questionados para o aluno com olhos fechados. Para que caso ele conheça a planta não a identifique pela forma e sim pelo cheiro.
Colocar diferentes estilos de música é bem favorável para que eles percebam os sons, e compreendam a audição. Desde música clássica, rock, reggae, até o simples barulho de água caindo. Peça para que eles descrevam suas sensações com os diferentes tipos de música.
Já para o tato, pode-se levar bicho de pelúcia, água gelada, água morna, bolo, areia, bolas de gude e pedir para que cada um coloque a mão nesses objetos. Eles conseguirão sentir a textura, se é áspero ou não, a forma, a temperatura, cada um através do tato. Esses objetos devem ser colocados em uma caixa de modo que não consigam ver o que tem dentro. Somente depois de colocada a mão é que devem sentir e explicar a sensação.
Contudo, é interessante explicar a fisiologia dos processos sensoriais antes dessa dinâmica, para que compreendam o que acontece com eles a todo instante.
Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola