Whatsapp

Trabalhando a paisagem com imagens

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

A maioria das correntes geográficas considera a paisagem como um conceito-chave da Geografia, ou seja, esse termo é um dos principais objetos de estudo da disciplina. Sendo assim, sua abordagem se torna de fundamental importância para entendermos as transformações espaciais promovidas pela relação homem-meio.

Ao trabalhar esse tema em sala de aula é necessário explicar aos alunos que a paisagem é tudo aquilo que é perceptível através de nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição), contudo, sua análise é mais eficaz através da visão. Elucide que a paisagem é formada por diferentes elementos que podem ser de ordem natural, humana, social, cultural ou econômica, ocorrendo a interligação entre elas.

Após essa abordagem, forme grupos de até quatro estudantes e entregue imagens (fotos de jornais e/ou revistas) que abordem a paisagem para cada equipe. Essas imagens devem ser variadas, contendo áreas de paisagem natural, bairros de classe alta, favelas, indústrias, escolas, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


A análise social através da configuração da paisagem

Examinando as fotos é possível comparar diferentes paisagens, visto que cada imagem possui uma bagagem histórica, social, cultural e econômica distinta. Nesse sentido, podemos analisar as modificações provocadas no espaço, as condições de vida da população, as disparidades sociais, os problemas ambientais, entre outros elementos.

Após essa reflexão, solicite a intepretação de cada foto (paisagem) analisada, na qual os grupos deverão expor os problemas sociais e ambientais detectados e as modificações ocorridas no espaço. Em seguida, realize um debate sobre a importância da análise da paisagem para a compreensão das relações homem-natureza e dos aspectos socioeconômicos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Uma proposta de aula prática sobre as mudanças da paisagem.
Conheça uma estratégia de aula sobre as desigualdades sociais através da realização de um trabalho de campo com os alunos!
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola