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Trabalho de Campo sobre Problemas Urbanos

Estratégias de Ensino

Um trabalho de campo pode ser uma ótima ferramenta pedagógica para trabalhar com a questão dos problemas urbanos em aula.
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O processo de urbanização está diretamente ligado à industrialização das cidades. No Brasil, esse processo aconteceu de forma tardia, o que acarretou em uma urbanização muito rápida e desordenada, fruto, principalmente, do êxodo rural. Tais fatores ocasionaram os problemas urbanos, que são tanto de ordem ambiental quanto de ordem social.

Por se tratar de um tema diretamente ligado à vida nas cidades, ele pode ser abordado pelo professor em sala de aula a partir da própria vivência e experiência do aluno, sendo possível a elaboração de um trabalho de campo que permita a visualização de determinadas questões.

Os materiais necessários serão: máquinas fotográficas, cadernos de anotações, notícias de jornais, textos para pesquisas e cartazes para divulgação dos resultados.

Antes da realização da aula de campo, o professor deverá realizar uma aula sobre o assunto, fornecendo um ou mais textos de apoio para os alunos. Esses textos poderão ser do livro didático ou de outras fontes, a exemplo de um artigo produzido pelo Brasil Escola sobre o tema intitulado Problemas Socioambientais Urbanos. Além disso, o professor poderá utilizar algumas reportagens que ilustrem casos de problemas urbanos.

Divida a sala em grupos e destine um problema urbano a cada um deles, como favelização, ilhas de calor, segregação urbana, degradação de rios, entre outros. Relacione os temas à área escolhida para ser estudada. Peça para que os alunos realizem uma pesquisa prévia sobre o tema ao qual cada um dos grupos foi designado. Esse material ajudará os alunos a ampliarem suas percepções durante a aula de campo.

O local a ser escolhido pelo professor poderá ser um centro de cidade, uma área periférica, um parque ambiental ou um córrego. É importante avisar aos alunos para levarem câmeras fotográficas e cadernos de anotações para registrarem a pesquisa. Durante o percurso, é aconselhável que o professor faça algumas exposições, retomando alguns pontos levantados em sala de aula.

Após o término da atividade, peça para que cada grupo elabore um relato ou relatório do trabalho de campo, ilustrando-o com as fotografias registradas. Outra opção é a elaboração de um painel, utilizando cartazes ou cartolinas, para destacar os resultados da pesquisa prévia elaborada e os registros da aula de campo. Esses painéis podem ficar expostos na escola ou dentro da própria sala de aula.

Se possível combine com os estudantes a criação de um blog ou uma página nas redes sociais para a divulgação do trabalho após a sua realização, publicando as fotos e os relatos. Isso pode estimular a ocorrência de outras aulas do mesmo tipo.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

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Educador Brasil Escola