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Trabalho prático sobre a estrutura da Terra

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Representação das camadas da Terra.

O ensino sobre a estrutura da Terra ou as camadas da Terra tem como objetivo levar o aluno a compreender a dinâmica do interior do planeta, além de conhecer as características dos elementos que se encontram no subsolo.

Após o professor ter concluído sua explicação acerca do tema em questão, é interessante a realização de uma atividade complementar de caráter prático, para isso são necessários:

• Giz.
• Três metros de barbante.
• Fita adesiva de 5 cm de largura.
• Um marcador (caneta, destaca texto, pincel etc.).

Na execução da atividade é preciso reservar um bom espaço físico (quadra, sala de aula, um pátio ou qualquer espaço de tamanho suficiente que esteja disponível).

Procedimentos de execução do trabalho prático:

- Primeiro passo: estabelecer um ponto no espaço escolhido que representará o centro da Terra.

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- Segundo passo: coloque um aluno sobre o ponto marcado, segurando uma das pontas do barbante bem próxima ao chão.

- Terceiro passo: na ponta que sobrou amarre um giz.

- Quarto passo: o aluno que está “no centro da Terra” deve segurar o barbante, enquanto outro pega a ponta que contém o giz e gira ao redor do centro, surgindo assim, uma circunferência.

- Quinto passo: a linha que delimita a circunferência deve ser coberta pela fita adesiva de 5 cm, que representará a crosta terrestre.

- Sexto passo: medir a partir do centro 1,38 metros e traçar uma nova circunferência, que representará o núcleo da Terra.

O trabalho prático reforça o aprendizado dos alunos, além dos mesmos ter uma dimensão maior acerca do tema a partir da experiência.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador

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