Topo
pesquisar

Transformando óleo de cozinha usado em sabão

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Como reciclar óleo usado em frituras?

A aula interdisciplinar é um instrumento dos professores para auxiliar no processo ensino-aprendizagem, consiste na junção de duas disciplinas para aplicar um conteúdo que abrange duas matérias. Por exemplo, o Efeito Estufa pode ser assunto para Geografia, Biologia e Química. Com esse tema pode-se discutir a degradação do espaço geográfico, como esse efeito prejudica os animais, e a Química fica por conta de explicar como o dióxido de carbono atua para que este mal se propague.

A aula que vamos propor abrange duas disciplinas: Química e Ecologia. A começar por uma pergunta: como a primeira pode auxiliar na segunda. A química é vista por muitos como a inimiga nº1 da Ecologia, será mesmo?

Em nossa realidade nos deparamos com a necessidade de agir em prol da natureza, pois esta se vê cada vez mais ameaçada pelo próprio homem. A falta de conscientização ao lado da informação limitada fazem do século atual um marco para a devastação ambiental. A Escola não pode agir com indiferença para este assunto, é preciso pensar em ferramentas de ensino para que os alunos aprendam desde cedo a proteger a natureza.

Por que não unir os recursos químicos para solucionar problemas ecológicos? Uma pergunta comum que tem resposta baseada neste princípio é a seguinte: o que fazer com óleo de cozinha usado? Veja as opções disponíveis:

A) Jogar pelo ralo da pia da cozinha;

B) Descartar na água de rios;

C) Lançar no solo do quintal;

D) Reaproveitá-lo para fazer sabão.

- Se optar pela opção A, você causará o entupimento da pia, pois óleo é um resíduo pegajoso e pesado, ou seja, se acumula com facilidade no encanamento.

- A opção B causa um efeito catastrófico ao ambiente: a morte da fauna aquática. Para evitar a morte de centenas de peixes é melhor não contaminar a água de rios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Já a opção C parece viável se não forem analisadas as consequências, este ato pode colaborar para o efeito estufa, uma vez que a decomposição do óleo no solo libera gás metano. Esse gás ao lado do dióxido de carbono (CO2) se torna o principal responsável pelo aquecimento da Terra.

- Agora se você optou pelo item D, tudo indica que tem uma consciência ecológica.

Para provar que o feitio de sabão é uma maneira de reciclar óleo de cozinha, apresentamos aqui um procedimento que pode ser aplicado no laboratório de sua escola, garantindo assim uma aprendizagem mais significativa.

Ingredientes:

• Óleo de cozinha usado (proveniente de frituras);
• Peneira bem fina;
• Recipiente grande de alumínio para ir ao fogo;
• Aditivos químicos: soda cáustica (hidróxido de sódio – NaOH), essência, corante (para 6 litros de óleo use 500 gramas de soda cáustica);
• Formas retangulares.

Procedimento

1. Comece passando o óleo pela peneira para retirar o excesso de impurezas;

2. Aqueça o óleo no recipiente a uma temperatura de 60°C;

3. Adicione os aditivos químicos e misture até obter uma pasta cremosa.

ATENÇÃO: este procedimento deve ser feito com a proteção de luvas e máscara para o rosto, evitando assim o contato e inalação dos aditivos.

4. Despeje a pasta líquida nas formas retangulares, espere endurecer e corte os pedaços na forma de barras.


Produto final: sabão 


Observação: Se deseja um sabão mais cheiroso é só caprichar na essência, e com a adição de corantes é possível obter o produto de várias cores.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Detergentes e poluição

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola




Muitos detergentes sintéticos contêm sais derivados dos ácidos sulfônicos
Estratégias de ensino-aprendizagem Ação detergente dos ácidos sulfônicos
Sal insolúvel de cálcio em parte da pia, formado por reação de sabão e água dura
Estratégias de ensino-aprendizagem Água Mole e Água Dura
Sabonete artesanal e sachê perfumado
Estratégias de ensino-aprendizagem Fazendo Sachês Perfumados
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola