PUBLICIDADE
Professores, que tal uma aula de literatura sobre uma das vozes mais autênticas de nossa poesia? Quando falamos em autenticidade, logo nos lembramos do “poeta do hediondo”, a singularíssima pessoa de Augusto dos Anjos. Nós temos certeza de que seus alunos do Ensino Médio vão adorar conhecer a poesia nada usual desse representante do Pré-Modernismo.
Augusto dos Anjos publicou apenas uma obra, o livro de poemas Eu. À época, seus poemas absolutamente antilíricos e antipoéticos causaram grande estranhamento, fazendo com que a crítica especializada e o público rejeitassem o escritor. Na verdade, ainda hoje o poeta continua a provocar sensações diversas nos leitores menos acostumados a uma estética, digamos assim, pouco ortodoxa. Basta ler um poema para perceber que tanto o vocabulário quanto a temática são diferentes de tudo que existia na literatura brasileira do final do século XIX e início do século XX.
Para que seus alunos aproveitem ao máximo a aula de literatura sobre Augusto dos Anjos, preparamos um roteiro de atividades que aborda de maneira interessante a estética desse poeta que ousou, em uma experiência inédita na literatura universal, unir o Simbolismo com o cientificismo naturalista. Boa aula!
Uma proposta de aula sobre a poesia de Augusto dos Anjos
Professores, nossa sugestão de aula sobre Augusto dos Anjos deve ser trabalhada com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Para que o roteiro de atividades possa ser melhor desenvolvido, serão necessárias, pelo menos, cinco aulas. Acompanhe:
1. Antes de falar sobre Augusto dos Anjos, faça uma abordagem sobre o contexto histórico da época, sobretudo uma abordagem sobre o Pré-Modernismo, período marcado pela convivência entre várias tendências artísticas que resultou em um interessante sincretismo cultural. Cite alguns nomes importantes para o período, entre eles Lima Barreto e Monteiro Lobato, pois assim os alunos poderão ter uma ideia da originalidade de Augusto dos Anjos;
2. Depois dessa breve introdução, apresente (se possível, imprima) alguns poemas de Augusto dos Anjos para a turma. Sugerimos os seguintes:
Psicologia de um vencido
Versos íntimos
Budismo moderno
O poeta do hediondo
A esperança
3. Apresente para a turma o documentário Eu e os Anjos e, após a exibição do vídeo, discuta os principais aspectos da poesia de Augusto dos Anjos, entre eles a agressividade do vocabulário, a união entre o Simbolismo e o cientificismo naturalista, a busca pelo sentido da existência humana, os temas inquietantes (a prostituta, as substâncias químicas que compõem o corpo humano, a decrepitude dos cadáveres, os vermes, etc.);
4. Discuta com os alunos o quanto o antilirismo da poesia de Augusto dos Anjos influenciou a música brasileira, sobretudo o rock, ritmo marcado por músicas que almejam protestar contra a “normalidade” e contra as convenções sociais (elementos disponíveis na obra Eu). Arnaldo Antunes, ex-integrante do grupo Titãs, musicou o poema Budismo moderno, que se encontra no disco Ninguém, de 1995:
5. Depois de realizadas as etapas, sugira para seus alunos uma atividade de fixação diferente: eles poderão optar por um sarau; confecção de painéis que serão dispostos por toda a escola e até mesmo a confecção de um varal de poesia, de onde outros alunos poderão levar cópias de poemas de Augusto dos Anjos.
Sucesso e boa aula!
Por Luana Castro
Graduada em Letras