O presente texto é uma sugestão de aula introdutória sobre o tema “União Europeia” em sala de aula. É sempre complicado para o professor trabalhar com a história da formação desse bloco econômico, uma vez que, ao longo da história, ele teve vários nomes, o que dificulta a memorização por parte do aluno.
Sendo assim, antes de começar a trabalhar o tema, explique para a sala que a União Europeia só passou a ser assim chamada a partir de 1991, com o chamado Tratado de Madrid, e que, antes disso, ela se chamava Benelux, Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e Mercado Comum Europeu.
Depois disso, divida a sala em quatro grupos de alunos. O primeiro grupo fica encarregado de estudar e levantar informações acerca do Benelux; o segundo grupo fica encarregado de estudar sobre a CECA; o terceiro, com o Mercado Comum Europeu e o último, com a União Europeia.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Caso a turma tenha um grande número de alunos, o professor também pode criar um quinto grupo para falar da criação da zona do euro, a partir de 2002.
A missão de cada grupo é fazer uma breve explicação, com a sala disposta em círculo, acerca do seu tema. Além disso, o grupo deve fazer anotações sobre a apresentação dos demais, para que cada aluno produza um texto final sobre a história da União Europeia com base nas apresentações. A ordem das apresentações deve seguir a ordem cronológica de formação do bloco econômico.
No final, auxilie os alunos na produção dos textos e faça um apanhado geral sobre a história da União Europeia. O tempo estimado para a realização da atividade é de duas aulas, mas isso pode variar conforme as preferências do professor e o ritmo dos alunos.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia