Topo
pesquisar

Uso do calendário em uma aula sobre controle do tempo

Estratégias de ensino-aprendizagem

O uso do calendário em uma aula sobre controle do tempo permite que os alunos aprendam a relacionar tempo em horas com a duração de um ou mais dias.
O calendário pode ser utilizado para ensinar as transformações das unidades de tempo.
O calendário pode ser utilizado para ensinar as transformações das unidades de tempo.
PUBLICIDADE

Esta é uma proposta de aula de Matemática que tem por objetivo ensinar os conteúdos relacionados com a: estrutura da tabela, sequência numérica, antecessores e sucessores e contagem numérica. O público-alvo são alunos do quarto ao sexto ano do Ensino Fundamental.

Para trabalhar com o calendário em sala de aula, é necessário saber a sua estrutura, isto é, ele se assemelha a uma tabela, apresentando linhas e colunas. Os calendários indicam os dozes meses do ano, e os dias estão organizados em ordem crescente. Um mês pode ter 30 ou 31 dias, mas fevereiro pode apresentar 28 ou 29 dias. Essa diferença de dias em fevereiro ocorre em razão do ano bissexto, que possui 366 dias, em vez dos convencionais 365 dias de um ano.

Essa proposta de atividade divide-se em três momentos. Acompanhe:

Primeiro Momento: Apresente aos seus alunos um calendário e mostre para eles a quantidade de dias que cada mês possui.

Segundo momento: O professor deverá entregar para os alunos uma folha de papel tamanho A4 contendo todos os dias e meses de um ano. Em seguida, pedirá aos alunos que respondam a um questionário.

Terceiro e último momento: Enquanto os alunos estiverem respondendo à atividade, o professor deverá ser o mediador, de modo a sanar as dúvidas, partindo do conhecimento prévio que o aluno já possui.

Para que o professor realize essa atividade deverá utilizar o questionário abaixo:

 

Escola: ___________________________

Data: __/__/__

Professor: ________________________

Aluno: ___________________________

 

Questionário

 

Descrição: Para responder a esse questionário, você deverá utilizar um calendário.

1) Marque o dia do seu aniversário e todas as datas comemorativas que se lembrar. Cada data deverá ser destacada com uma cor diferente.

2) Qual é o dia sucessor e o antecessor do seu aniversário?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3) Contando a partir do dia de hoje, quantos dias faltam para o seu aniversário?

4) Se hoje fosse véspera do seu aniversário, quantas horas faltariam para que ele acontecesse?

5) Faça uma legenda no calendário de todas as datas comemorativas que você marcou.


Descreveremos agora algumas sugestões de como o professor poderá conduzir suas explicações em relação às questões do questionário.

Questão 1: Nessa questão o aluno deverá identificar no calendário o dia e o mês de seu aniversário, bem como marcar todas as datas comemorativas que se lembrar, diferenciando-as por cor. Ao fazer isso, o aluno explora a localização em uma tabela.

Questão 2: Na segunda questão o professor poderá trabalhar o conteúdo de sequências, explicando o que são números antecessores e sucessores.

Questão 3: Nessa questão, o professor deverá explicar o que é a contagem numérica.

Questão 4: O professor terá que explicar o significado de véspera, que é o dia que antecede alguma data ou acontecimento. O valor em horas que falta para o aniversário do aluno deverá ser sempre igual ou menor a 24 horas. Para calcular o quantitativo de horas, será necessário realizar a contagem numérica.

Questão 5: Nesse momento o aluno deverá confeccionar a legenda no espaço destinado para isso no calendário que foi entregue com o questionário. Entenda legenda como sendo uma indicação do significado da data. Na atividade proposta, a legenda será identificada por cor. Esse foi o motivo pelo qual as datas comemorativas na primeira questão tiveram que ser identificadas por cores distintas.

Por Naysa Oliveira
Graduada em Matemática

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola