A música é uma ferramenta perfeita para estimular a aprendizagem, seja ela usada na forma de paródias ou até mesmo através das versões originais. Nesta sugestão de aula de biologia, propomos o uso da música “O Pulso”, dos Titãs, para ensinar as doenças de uma forma divertida.
Para iniciar esta aula, o professor pode transcrever a música no quadro ou fornecer cópias da letra para que os alunos possam acompanhar durante a realização da atividade. Veja a letra a seguir:
O pulso
O pulso ainda pulsa
O pulso ainda pulsa
Peste bubônica câncer pneumonia
Raiva rubéola tuberculose anemia
Rancor cisticercose caxumba difteria
Encefalite faringite gripe leucemia
O pulso ainda pulsa
O pulso ainda pulsa
Hepatite escarlatina estupidez paralisia
Toxoplasmose sarampo esquizofrenia
Úlcera trombose coqueluche hipocondria
Sífilis ciúmes asma cleptomania
O corpo ainda é pouco
O corpo ainda é pouco
Reumatismo raquitismo cistite disritmia
Hérnia pediculose tétano hipocrisia
Brucelose febre tifoide arteriosclerose miopia
Catapora culpa cárie câimbra lepra afasia
O pulso ainda pulsa
O corpo ainda é pouco
Essa canção, gravada pelos Titãs e de autoria de Arnaldo Antunes, traz uma grande quantidade de nomes de doenças. Algumas delas serão desconhecidas pelos alunos, sendo assim, o educador pode solicitar que eles marquem os nomes desconhecidos e realizem pesquisas no dicionário. Entretanto, é importante que o professor saiba quais são essas doenças para que possa retirar as dúvidas durante a aula.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Feito isso, os estudantes devem separar as doenças por grandes grupos. Na letra da música, há algumas patologias causadas por vírus, outras causadas por bactérias, artrópodes, entre outras. A criação de quadros pode ser uma alternativa interessante.
A depender do objetivo do professor, essa música pode ser utilizada para ensinar apenas um grupo de doenças. Os alunos podem separar apenas as doenças virais, por exemplo, e a partir daí o professor pode trabalhar mais especificamente essas enfermidades.
É possível ainda montar um questionário com perguntas como:
a) Que doença é causada por um crescimento desordenado de células?
b) Quais das doenças listadas na música atacam os pulmões?
c) Entre as doenças citadas, quais são transmitidas através da ingestão de carne contaminada?
d) Alguma das doenças apresentadas é causada por fungo?
e) Qual dessas doenças apresenta grande risco quando contraída por uma gestante?
O questionário pode apresentar variações de acordo com o que o professor deseja abordar e com o nível dos alunos. O importante aqui é tirar as aulas da rotina e mostrar que com a música também se aprende.
Boa aula!
Por Ma. Vanessa dos Santos