Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Uso de simuladores nas aulas de Física Moderna

O uso de simuladores interativos pode auxiliar o professor a explicar conceitos e fenômenos estudados pela Física Moderna.
As teorias de Física Moderna geralmente são de difícil compreensão
As teorias de Física Moderna geralmente são de difícil compreensão
Crédito: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os fenômenos estudados pela Física Moderna mexem com as estruturas daquilo que chamamos de possível ou normal, por isso, entendê-los é passar por cima do senso comum.

Para tornar o ensino dos conteúdos de Física Moderna menos abstratos, o professor deve utilizar ferramentas para facilitar a compreensão e exemplificar a ocorrência dos fenômenos. Dentro das possibilidades de instrumentos que podem ser utilizados pelo docente, estão os simuladores, softwares que reproduzem a ocorrência de fenômenos físicos, facilitando a compreensão deles.

A Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, possui uma plataforma denominada PHET em que inúmeras simulações interativas estão disponíveis para download gratuito. Tanto o site como as simulações estão disponíveis em várias línguas, inclusive no Português.

Simuladores em Física moderna

A partir do uso de alguns simuladores disponíveis na plataforma PHET, o professor pode explicar de forma mais simples a ocorrência de alguns fenômenos, a saber:

  • Efeito fotoelétrico

O simulador a seguir mostra a ejeção de elétrons de uma placa metálica a partir da incidência de uma radiação eletromagnética de determinada frequência, fenômeno denominado de efeito fotoelétrico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Efeito Fotoelétrico

Clique para Iniciar
  • Modelos do átomo de hidrogênio

O simulador a seguir mostra o átomo de hidrogênio segundo os modelos atômicos de Dalton, Thompson, Rutherford, Bohr, de Broglie e Schroedinger.

Modelos do Átomo de Hidrogênio

  • Tunelamento quântico

Por meio do tunelamento quântico, uma partícula pode atravessar regiões que teoricamente seriam impossíveis. Assim, uma partícula poderia escapar de uma região com uma energia maior que a sua própria energia. O simulador a seguir mostra os tipos de barreiras impostas, bem como as probabilidades de transmissão e reflexão das partículas.

Pacotes de Onda e Tunelamento Quântico

 


Por Joab Silas
Graduado em Física