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A prática de recursos didáticos ligados ao ensino da Matemática tem contribuindo de forma contundente no cotidiano dos alunos, ferramentas auxiliares como a calculadora, se usadas de forma correta de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, contribui na construção de novas possibilidades de ensino, condicionando o aluno a perceber a importância dos recursos tecnológicos presentes no meio social.
A calculadora comum possibilita a realização de cálculos relacionados à Matemática básica como operações da adição, subtração, multiplicação, divisão e raiz quadrada, ficando restrita a situações de menor complexidade. Nos casos em que os cálculos exigem conhecimentos de maior complexidade, o auxílio eletrônico ficará por conta do uso de uma calculadora científica, esse equipamento possui inúmeras funções, sendo comparada a um minicomputador destinado ao estudo da Matemática.
O manuseio da calculadora científica exige preparo por parte do professor usuário, os quais possuem fundamentos matemáticos precisos no intuito de relacionar os conteúdos específicos às funções do equipamento eletrônico. As teclas sin (seno), cos (cosseno), tan (tangente), x^2 (base qualquer elevada ao quadrado), x^3 (base qualquer elevada ao cubo), x^y (base qualquer elevada a qualquer expoente), log (logaritmo), n! (fatorial), 1/x (inverso de um número qualquer) podem ser utilizados de forma contextualizada e associada aos conteúdos relacionados à trigonometria, álgebra, potenciação, Matemática financeira, função inversa, logaritmo e equações exponenciais. Com a ajuda do equipamento, as transformações de sistemas numéricos são efetuadas de forma rápida, pois ela permite conversões entre números na forma hexadecimal, binário, decimal, octal. Para esse tipo de função a melhor situação de uso seria a conferência dos resultados, sendo a conversão feita manualmente.
Atualmente, o estudo da Matemática exige a análise de situações e a busca por soluções, nesse aspecto a calculadora tem demonstrado ser uma ferramenta de muita utilidade, de acordo com o National Council of Teachers of Mathematics (Conselho Nacional de Professores de Matemática):
“As calculadoras permitem às crianças a exploração de ideias numéricas e de regularidades, a realização de experiências importantes para o desenvolvimento de conceitos e a investigação de aplicações realistas, ao mesmo tempo em que colocam a ênfase nos processos de resolução de problemas. O uso inteligente das calculadoras pode aumentar, quer a qualidade do currículo, quer a qualidade da aprendizagem.”
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola