Whatsapp

Vaporização e filtração

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Por que a água nos filtros de barro se mantém fria?

O presente contexto pretende aprimorar a aplicação dos conceitos de Química Geral: mudanças de estado físico e separação de misturas. Já pensou demonstrar para a turma, através de um experimento bem simples, como essas propriedades da matéria podem andar juntas?

O material de estudo será um objeto tradicional e eficiente de promover a filtragem da água. Já ouviu falar dos filtros de barro? É verdade que este objeto é um tanto quanto antigo, dos tempos da vovó, mas toda a modernidade das técnicas usuais de filtração não foi capaz de criar algo tão simples e ao mesmo tempo econômico de fornecer água limpa e fresca.

Material: Para o andamento da aula vamos precisar apenas de um filtro de barro com água. (coloque a água no filtro com algumas horas de antecedência).

Comece a aula oferecendo nosso material de estudo (água filtrada) para a degustação da turma. Peça aos alunos para descreverem a temperatura da água que estão ingerindo: fria, quente, morna, etc.

Agora uma pergunta bem interessante: Por que a água se mantém fria dentro do filtro de barro? Se não colocamos a água na geladeira, o previsto seria que ela se aquecesse a temperatura ambiente, não é mesmo?

A explicação para esse fenômeno vem da capacidade da água de se vaporizar e da composição dos filtros. O barro é poroso e permite que a água passe através dele. Parte dessa água evapora, tomando calor do filtro e do restante da água, esta é então resfriada.

Repare que o mesmo não ocorre quando colocamos água em garrafas plásticas, por exemplo.

Ao final da aula peça aos alunos para se atentarem para a classificação do procedimento realizado. A água suja é uma mistura heterogênea que é purificada através da filtração (método de separação de misturas).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Assista às nossas videoaulas