Topo
pesquisar

Verificando a Primeira Lei de Newton

Estratégias de ensino-aprendizagem

A Primeira Lei de Newton diz que um corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo uniforme até que uma força externa atue sobre ele.
PUBLICIDADE

De acordo com a Primeira Lei de Newton, um corpo tende a permanecer em seu estado de movimento, parado ou com velocidade constante, se nenhuma força atuar sobre ele. Nesta atividade experimental, temos como objetivo mostrar como colocar um lápis ou um pedaço de giz dentro de uma garrafa pet usando a Primeira Lei de Newton.

Essa é uma atividade considerada de baixo custo por trabalhar com materiais de fácil aquisição. Pode ser trabalhada com todos os alunos, ou seja, cada um pode construir seu próprio experimento.

O professor pode propor essa atividade logo após a explicação da Primeira Lei de Newton. É interessante que, antes de trabalhar o experimento, o professor cite diversos exemplos de onde podemos verificar a atuação da Lei da Inércia.

Você e seus alunos podem construir essa simples atividade, seguindo o exemplo da figura acima. Para tal experimento, vamos precisar de um lápis, uma garrafa pet sem tampa e um aro de plástico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Montando o experimento

Coloque a garrafa sem tampa sobre uma mesa. Na boca da garrafa, coloque um aro de plástico e, apoiado sobre o aro, coloque um lápis ou um giz inteiro. O aro pode ser feito facilmente cortando-se uma fatia de uma garrafa plástica.

Com uma régua, ou outro lápis, bata no aro no ponto indicado na figura acima, fazendo com que ele saia de debaixo do lápis rapidamente. O lápis cairá dentro da garrafa. Nesse experimento, a única força atuante é o peso do lápis. Quando você bate no aro, na posição indicada, ele se deforma, saindo de debaixo do lápis sem fazer força sobre ele.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Experimento montado com a indicação de onde se deve bater com a régua
Experimento montado com a indicação de onde se deve bater com a régua
Assista às nossas videoaulas
Ensino de Física pode ser divertido se você usar temas como o futebol em suas aulas
Estratégias de ensino-aprendizagem Ensinando Leis de Newton com futebol
Estratégias de ensino-aprendizagem Situação de equilíbrio: soma de forças
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola