Whatsapp

Vídeo Matemático: Donald no País da Matemágica

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Recursos tecnológicos no processo de
ensino-aprendizagem da Matemática

O ensino da Matemática requer recursos didáticos auxiliares, novas metodologias estão sendo implementadas no intuito de despertar no aluno a necessidade dessa disciplina tão importante para o mundo moderno no qual vivemos. A Matemática não surgiu há alguns anos, ela já era presente na vida dos povos no período designado a.C. (antes de Cristo) e veio se modernizando e sendo adaptada por grandes estudiosos que deixaram cravada sua história ao longo dos séculos. Um importante material que pode ser usado no intuito de despertar o interesse do aluno e mostrar a história da Matemática ao longo do tempo cronológico é o vídeo produzido pela Walt Disney Productions: Donald no País da Matemágica.

Nesse vídeo, o pato da Walt Disney, chamado Donald, demonstra as contribuições dos gregos para a Matemática, civilização que deu início a grandes descobertas através de nomes como Pitágoras, Arquimedes, Diofanto, Euclides, Platão, entre outros. Princípios básicos matemáticos são apresentados de uma forma divertida e culta, imagens animadas ajudam no entendimento e a linguagem do filme é bem clara e objetiva.

As diversas formas geométricas são apresentadas de maneira clássica, e a definição fica por conta das imagens tridimensionais que transmitem com clareza os elementos básicos de regiões planificadas, circulares, contornos e dos sólidos.

Os números racionais são apresentados de forma contundente e aplicável, relacionando-os com as mais diversas situações cotidianas. Os números irracionais recebem uma atenção especial, são representados pelo pi e pelo número de ouro. A divina proporção é abordada na arquitetura grega, na natureza e na construção de figuras planas, como o retângulo de ouro.

O curta animado pode ser trabalhado em qualquer série do ensino fundamental, com o objetivo principal de enriquecer o conhecimento prático e teórico sobre os assuntos relacionados à música, arquitetura, mecânica, esportes e diversas situações cotidianas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola