PUBLICIDADE
O tema “meio ambiente” nunca foi tão comentado como nos dias de hoje. Isso se deve ao constante desmatamento para o crescimento de cidades e pastagens, poluição em razão do aumento das indústrias e carros, entre outros fatores. A perda de habitat e a extinção de espécies tornam-se cada dia mais comuns diante de tantas mudanças no ambiente.
Não existe nenhum local do planeta que não seja afetado pelas ações do homem. Isso é uma verdade e cabe a nós tentar diminuir nosso impacto nesse planeta. Construir uma sociedade com uma nova visão de mundo é possível e devemos começar na escola, e agora!
A sugestão de aula é pedir para que os alunos montem um curta de cunho ambiental. Os alunos podem trabalhar a temática observando os problemas das cidades em que vivem. É importante que, além de mostrar o problema, o estudante crie soluções em seu filme.
Para a realização do curta, você precisará apenas de uma câmera filmadora ou até mesmo um celular. Para a edição do vídeo, basta usar um programa de computador de sua preferência. Na internet, é fácil encontrar um programa de acordo com sua experiência.
Deixe os alunos à vontade para escolherem o tema e a solução do vídeo. Para estimulá-los, você pode mostrar vídeos feitos por alunos da mesma faixa etária e alguns vídeos premiados em festivais de cinema.
Caso eles se sintam confusos a respeito de qual temática trabalhar, você pode sugerir algumas, tais como:
- Lixo nos bairros;
- Poluição de rios, lagos e praias;
- Destruição de matas ciliares;
- Abandono de animais nas ruas;
- Poluição atmosférica causada por carros e indústrias;
- Destruição de habitat;
- Enchentes e suas causas;
- Relatos de moradores antigos da comunidade sobre a modificação da área onde vivem.
Cada tema será baseado na realidade em que cada um vive.
É importante deixá-los à vontade para escolher como será feito o filme, que pode ser interpretado por eles ou mesmo ser um documentário que mostre fatos reais.
Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia