PUBLICIDADE
Prática comum em colégios são as visitas orientadas e, dentre estas, o zoológico é um dos lugares bastante escolhidos. Entretanto, pode-se otimizar este tipo de visita para que não seja apenas um passeio, um dia de lazer, somente. Assim, este texto irá sugerir algumas idéias para que este fim seja atingido, utilizando como exemplo o zoológico.
- Ter objetivos claros quanto ao que se espera do aluno neste tipo de atividade. Observação dos animais; relacioná-los filogeneticamente, analisando suas formas; elaborar hipóteses de distribuição, etc.
- Escolhidos os objetivos e temática, abordar o tema em sala, previamente.
- Levantar algumas questões para que, ao final da visita, tenham condições de respondê-las. Procurar propor atividades nas quais necessitem relacionar ou elaborar hipóteses, de forma que as respostas não sejam automáticas.
- Se possível, separá-los em grupos, propondo uma questão especial para cada um, de forma que apresentem as respostas aos outros colegas em um segundo momento.
- Procurar registrar com fotografias todo o percurso, fazendo pausa e pontuando aspectos importantes quando achar necessário.
- Ao encerrar o passeio, discutir sobre a atividade, frisando os pontos negativos e positivos de se ter zoológicos para abrigo de animais.
- Pedir relatório individual aos alunos e discutir as questões. Pedir a cada grupo que apresente suas observações.
- Propor a confecção de uma cartilha educativa com a temática escolhida e fazer divulgação do material para a escola.
Considerando o zoológico, é de extrema importância que se frise o respeito aos animais, não permitindo que sejam alimentados pelos alunos, nem estressados por estes. Certas espécies são de hábito noturno e devem ser respeitadas – caso existam possibilidades, uma visita diurna pode ser agendada posteriormente. Atenção ao limite entre o animal e o visitante, geralmente separados por correntes e/ou grades.
Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola