As bactérias são seres unicelulares, procariontes, que muitas vezes causam doenças, porém apresentam diversas aplicações no nosso dia a dia. Uma delas é a fabricação de iogurtes através de lactobacilos, que realizam o processo de fermentação.
As bactérias são classificadas de acordo com a sua forma, sendo chamadas de bacilo (formato de bastão), coco (forma esférica), espirilo (forma espiralada), vibrião (forma de vírgula), entre outras.
Esta aula tem como objetivo observar as bactérias presentes no iogurte a fim de demonstrar aos alunos as diferentes formas desses seres, além de fixar a ideia de que nem todas as bactérias trazem malefícios.
Você vai precisar de:
- Microscópio óptico;
- Lâmina;
- Lamínula;
- Lamparina;
- Água;
- Álcool;
- Azul-de-metileno;
- Iogurte;
- Óleo de imersão.
Primeiramente pegue a lâmina e coloque uma porção de iogurte sobre ela. Coloque uma gota de água e espalhe o material sobre a lâmina com muito cuidado. Coloque a lâmina sobre a lamparina a fim de que o material seque e fixe-se. Após esse momento, adicione uma gota de álcool e espere secar.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Para corar, coloque o azul-de-metileno, aguarde três minutos e lave a lâmina. Espere secar naturalmente. Após a secagem, coloque uma gota de óleo e feche com uma lamínula.
Para visualizar, observe a lâmina na objetiva de maior aumento. Lembre-se de usar óleo de imersão em cima da lamínula!
Após a verificação, peça para os alunos esquematizarem o que viram e identificarem os tipos de bactérias presentes no iogurte de acordo com sua forma.
Boa aula!
Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia