Whatsapp

Visualização de células do sangue

Estratégias de ensino-aprendizagem

O sangue é um tecido formado por diferentes tipos celulares.
Observe os diferentes tipos celulares que formam o sangue
Observe os diferentes tipos celulares que formam o sangue
PUBLICIDADE

Todos os alunos se interessam por aulas práticas, pois fazem com que eles observem de maneira mais realista os conteúdos estudados em sala de aula. Em Biologia, muitos temas parecem distantes da realidade e essas aulas podem ser fundamentais para despertar o interesse e facilitar a compreensão do conteúdo.

Ao estudar o sangue, muitos alunos não conseguem assimilar que ele é, na realidade, um tecido que é constituído de vários tipos celulares.Você pode tentar solucionar esse problema propondo uma aula prática para a visualização das células sanguíneas.

Você vai precisar de:

- Uma gota de sangue, que deverá ser retirada com a ajuda de uma agulha ou lanceta esterilizada;

- Lâminas;

- Corante para células sanguíneas, que você encontrará em lojas especializadas em venda de produtos para laboratórios.

Primeiramente, coloque uma gota de sangue em uma distância de aproximadamente 1 cm do final da lâmina. Posicione outra lâmina em um ângulo de 45º no meio da lâmina que contém o sangue e puxe-a até que toque na gota de sangue. Quando tocar na gota, leve rapidamente a lâmina para frente (deslisando uma sobre a outra), de modo que ela espalhe a gota de sangue de maneira uniforme por toda a extensão da lâmina. O movimento da lâmina deve fazer o sangue ser puxado por ela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após fazer o esfregaço, espere que ele seque naturalmente. Após a secagem, core a lâmina seguindo as instruções fornecidas pelo fabricante do corante. Após ter realizado a coloração, lave com água de torneira e aguarde secar. Após a secagem, é só observar os diversos tipos sanguíneos.

Será possível diferenciar os leucócitos, plaquetas e hemácias, fazendo assim com que os alunos verifiquem o quão complexo é o sangue. Não se esqueça de destacar a função de cada célula e sua importância para a manutenção do equilíbrio do nosso corpo.

Peça para que os alunos desenhem os tipos sanguíneos e faça um pequeno relatório sobre a aula.

Boa aula!


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Assista às nossas videoaulas
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola