PUBLICIDADE
Vivenciamos constantes agressões ao meio ambiente, ocasionando na poluição dos rios, destruição das florestas, contaminação do solo, alterações climáticas, redução da biodiversidade, entre tantos outros fatores. Nesse sentido, a preservação dos recursos naturais se torna essencial e a conscientização ambiental é o primeiro passo para atingirmos esse objetivo.
Reflita com os estudantes sobre os problemas ambientais e as suas consequências para todas as formas de vida. Em seguida, peça que eles citem exemplos de destruição da natureza. Aproveite esse momento para salientar que a exploração dos recursos naturais é fundamental para o desenvolvimento econômico, e que sua utilização não é necessariamente destrutiva, dependendo da forma como é realizada.
Após essa abordagem, entregue a cada aluno uma cópia da letra da música “Xote Ecológico”, de autoria de Luiz Gonzaga, e ouçam a canção.
Xote Ecológico
Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra tá morrendo, não dá mais pra plantar
Se planta não nasce, se nasce não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar
Cadê a flor que estava ali?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde que está?
Poluição comeu
Nem o Chico Mendes sobreviveu
Realize a análise da música com os alunos, solicitando que eles destaquem as formas de agressão do homem à natureza e as consequências desse processo. Questione sobre os agentes poluidores responsáveis por fenômenos citados na canção:
- Não posso respirar, não posso mais nadar
- Cadê a flor que estava ali?
- E o peixe que é do mar?
- E o verde onde que está?
Elucide sobre a grande importância do seringueiro Chico Mendes (citado na canção) na luta pela preservação da floresta Amazônica. Posteriormente, entregue a seguinte figura aos estudantes:
Solicite a realização de uma redação que aborde as consequências da poluição, utilizando como referência a música “Xote Ecológico” e a figura apresentada. O texto deve, ainda, propor possíveis atitudes que promovam a preservação ambiental e um desenho sobre a interação saudável do homem com a natureza.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola