O Dia do Professor é celebrado nesta terça-feira, 15 de outubro. Este profissional é reconhecido por atuar de maneira direta no processo de formação das pessoas em diferentes níveis, da educação básica à superior, atuando na alfabetização até à profissionalização.
O Brasil Escola apresenta a história de quatro professoras e professores do ensino médio integral da rede pública que coordenam e comandam projetos inovadores.
Entre eles estão iniciativas que estimulam a limpeza de nascentes e conexão com saberes ancestrais de comunidades quilombolas e que buscam combatar a evasão escolar. Confira a seguir.
Dia do Professor: projetos inovadores em escolas públicas
Rosa Maria, Matheus Souza, Mário Zacarias e Gleide Leandro são professores de escolas públicas do Maranhão, Paraná, São Paulo e Sergipe, respectivamente. Esses profissionais atuam em projetos que visa a transformação social e fomentar o protagonismo dos estudantes em atividades educacionais.
Educação ambiental, ancestralidade e cultura local
Na pequena cidade de Pastos Bons, no Maranhão, com apenas 18 mil habitantes, Rosa Maria concilia educação ambiental com a cultural local em um projeto no Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres.
Intitulado "Rosa Aventureira", o projeto incentiva jovens a explorarem a biodiversidade do cerrado maranhense, a partir de atividades de identificação e reconhecimento de 168 plantas nativas, incluindo 25 espécies exóticas, em parceria com curandeiras e cientistas.
As e os estudantes participam das ações de maneira ativa, coletando e catalogando plantas. Rosa Maria também coordena a iniciativa "Olhos nos Olhos", que foca na preservação de nascentes e conscientização ambiental. Ela compartilha materiais em vídeos em redes sociais destacando a importância de proteger os recursos hídricos locais.
Rosa Maria conquistou o 1º lugar no Prêmio MapBiomas Brasil e o 3º lugar no Prêmio Professor Educador 2024, enfatizando o seu papel na formação de estudantes no compromisso com a sustentabilidade.
Sustentabilidade e protagonismo feminino
Em Assaí, no Paraná, Matheus Souza comanda o projeto Sunrise no Colégio Estadual Conselheiro Carrão que transforma óleo de cozinha em biodiesel. A iniciativa do educador é liderada por uma equipe 100% feminina de estudantes.
Aliando sustentabilidade, aprendizado prático e empoderamento das estudantes, o Sunrise é realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo causar impactos na mobilidade urbana de forma ecológica.
As alunas do projeto reaproveitam óleo de cozinha para a produção de biocombustível utilizado em ônibus escolar. Nesse sentido, a intenção é retribuir os esforços da pesquisa para a comunidade escolar e fortalecer o protagonismo juvenil.
O trabalho desenvolvido por Matheus não somente atua na transformação de resíduos em recursos, bem como ajuda a preparar as estudantes para desafios futuros vivenciados pela sociedade.
Gleide Leandro coordena o "Bebê a Bordo", projeto que acolhe jovens mães no Colégio Estadual Dr. Eldézio Vieira de Melo, em Santa Rosa de Lima, no Sergipe.
A educadora oferece um espaço de apoio e acolhimento para que as mães jovens possam continuar os estudos enquanto recebe a assistência necessária no cuidado de seus bebês.
Além de contribuir no combate à evasão escolar, o projeto atua na promoção da autoestima e inclusão de jovens mães para que possam conciliar educação e maternidade.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Novas gerações de educadores
Mário Zacarias implementou na ETI Azelaide, em São Paulo, o projeto "Passaporte da Leitura" que objetiva a formação de uma nova geração de educadores. Nas atividades, os participantes do ensino médio ajudam a desenvolver habilidades de leitura e escrita de maneira lúdica para turmas do ensino fundamental.
O educador começou o projeto após a pandemia com a necessidade de compartilhar conhecimento e experiência, ao mesmo tempo que reforçava a formação de futuros professores.
A escola em 2021 conquistou a nota 5,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), índice considerado acima da média.