Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Dia do Professor: conheça projetos inovadores de educadores em escolas públicas

Neste Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, o Brasil Escola apresenta quatro projetos inovadores de escolas públicas de ensino médio integral
Professores Rosa Maria, Matheus Souza, Mário Zacarias e Gleide Leandro, da esquerda para direita.
Professores de escolas públicas coordenam projetos inovadores sobre sustentabilidade, combate à evasão escolar e geração de novos educadores.
Crédito: Fotos - Arquivo Pessoal
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Dia do Professor é celebrado nesta terça-feira, 15 de outubro. Este profissional é reconhecido por atuar de maneira direta no processo de formação das pessoas em diferentes níveis, da educação básica à superior, atuando na alfabetização até à profissionalização.

O Brasil Escola apresenta a história de quatro professoras e professores do ensino médio integral da rede pública que coordenam e comandam projetos inovadores.

Entre eles estão iniciativas que estimulam a limpeza de nascentes e conexão com saberes ancestrais de comunidades quilombolas e que buscam combatar a evasão escolar. Confira a seguir.

Confira também: Escolas em tempo integral têm maiores notas no Ideb 2023 do que instituições regulares

Dia do Professor: projetos inovadores em escolas públicas

Rosa Maria, Matheus Souza, Mário Zacarias e Gleide Leandro são professores de escolas públicas do Maranhão, Paraná, São Paulo e Sergipe, respectivamente. Esses profissionais atuam em projetos que visa a transformação social e fomentar o protagonismo dos estudantes em atividades educacionais.

Educação ambiental, ancestralidade e cultura local

Na pequena cidade de Pastos Bons, no Maranhão, com apenas 18 mil habitantes, Rosa Maria concilia educação ambiental com a cultural local em um projeto no Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres.

Intitulado "Rosa Aventureira", o projeto incentiva jovens a explorarem a biodiversidade do cerrado maranhense, a partir de atividades de identificação e reconhecimento de 168 plantas nativas, incluindo 25 espécies exóticas, em parceria com curandeiras e cientistas.

Rosa Maria está sorrindo e está com o brinco colorido
Rosa Maria é professora de escola pública em Pastos Bons (MA).
Crédito: Arquivo Pessoal. 

As e os estudantes participam das ações de maneira ativa, coletando e catalogando plantas. Rosa Maria também coordena a iniciativa "Olhos nos Olhos", que foca na preservação de nascentes e conscientização ambiental. Ela compartilha materiais em vídeos em redes sociais destacando a importância de proteger os recursos hídricos locais.

Rosa Maria conquistou o 1º lugar no Prêmio MapBiomas Brasil e o 3º lugar no Prêmio Professor Educador 2024, enfatizando o seu papel na formação de estudantes no compromisso com a sustentabilidade.

Sustentabilidade e protagonismo feminino

Em Assaí, no Paraná, Matheus Souza comanda o projeto Sunrise no Colégio Estadual Conselheiro Carrão que transforma óleo de cozinha em biodiesel. A iniciativa do educador é liderada por uma equipe 100% feminina de estudantes.

Aliando sustentabilidade, aprendizado prático e empoderamento das estudantes, o Sunrise é realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem como objetivo causar impactos na mobilidade urbana de forma ecológica.

Professor Matheus Souza em sala de aula em escola pública no Paraná
Matheus Souza é professor da rede pública em escola no interior paranaense.
Crédito: Divulgação. 

As alunas do projeto reaproveitam óleo de cozinha para a produção de biocombustível utilizado em ônibus escolar. Nesse sentido, a intenção é retribuir os esforços da pesquisa para a comunidade escolar e fortalecer o protagonismo juvenil. 

O trabalho desenvolvido por Matheus não somente atua na transformação de resíduos em recursos, bem como ajuda a preparar as estudantes para desafios futuros vivenciados pela sociedade. 

Leia também: Estudantes colocam a ciência em prática ao desenvolver projetos sustentáveis no Paraná

Combate à evasão escolar

Gleide Leandro coordena o "Bebê a Bordo", projeto que acolhe jovens mães no Colégio Estadual Dr. Eldézio Vieira de Melo, em Santa Rosa de Lima, no Sergipe. 

A educadora oferece um espaço de apoio e acolhimento para que as mães jovens possam continuar os estudos enquanto recebe a assistência necessária no cuidado de seus bebês.

Gleide Leandro em atividade do projeto que atende jovens mães
Atividade do projeto que atende jovens mães estudantes comandado pela professora Gleide Leandro.
Crédito: Arquivo Pessoal. 

Além de contribuir no combate à evasão escolar, o projeto atua na promoção da autoestima e inclusão de jovens mães para que possam conciliar educação e maternidade.

Saiba mais: Conheça o Encceja - Exame que permite a certificação do ensino médio e fundamental para quem não concluiu os estudos em idade considerada regular

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Novas gerações de educadores

Mário Zacarias implementou na ETI Azelaide, em São Paulo, o projeto "Passaporte da Leitura" que objetiva a formação de uma nova geração de educadores. Nas atividades, os participantes do ensino médio ajudam a desenvolver habilidades de leitura e escrita de maneira lúdica para turmas do ensino fundamental. 

Professor Mário Zacarias com estudantes
Professor Mário Zacarias atua em escola pública de São Paulo.
Crédito: Arquivo Pessoal. 

O educador começou o projeto após a pandemia com a necessidade de compartilhar conhecimento e experiência, ao mesmo tempo que reforçava a formação de futuros professores.

A escola em 2021 conquistou a nota 5,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), índice considerado acima da média. 

 

Por Lucas Afonso
Jornalista