Dia Mundial da Alfabetização: veja dicas para professores e pais de como incentivar o ensino

Neste 8 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização
Professora e estudantes crianças ao seu redor
Professores e pais podem adotar estratégias para incentivar a alfabetização.
Crédito: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Dia Mundial da Alfabetização é celebrado hoje, 8 de setembro. A data foi criada em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a partir da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) com o objetivo de reforçar a importância da alfabetização para o processo de desenvolvimento individual e social.

Com isso, a data busca fomentar a conscientização a respeito da alfabetização, como também incentivar o acesso à educação de qualidade.

É essencial estimular a alfabetização ao longo dos anos iniciais da educação, reforça Maria Célia Assumpção, professora e autora do Sistema Anglo de Ensino para a Educação Infantil. 

"Quanto mais cedo adquirir habilidades de leitura, maiores serão os benefícios, pois a leitura precoce facilita o acesso a informações
e oportunidades acadêmicas e contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais essenciais para o sucesso pessoal e profissional"

Maria Célia Assumpção

Leia também: Analfabetismo funcional - O que é, causas e consequências 

Dicas para professores e pais de como incentivar a alfabetização

A professora Maria Célia destacou dicas aos educadores e pais de como apoiar o processo de alfabetização:

1) Crie um ambiente de aprendizagem positivo e estimulante

Para possibilitar às crianças aprender a linguagem escrita, é necessário estabelecer um ambiente que seja leitor. A sala, assim, deve ser lugar onde sejam realizadas atividades de leitura e escrita de modo criativo e útil. 

2) Utilize métodos e materiais didáticos diversificados

Busque construir e utilizar materiais que contenham temas interessantes e que envolvem diferentes tipos de textos comuns no cotidiano, tais como listas, poemas, textos informativos, narrativas, receitas, letras de música, entre outros. Realize também vivências de brincadeiras que contemplem dramatizações e jogos, para possibilitar um aprendizado mais dinâmico, leve e significativo. 

3) Incentive os pais e responsáveis a auxiliar neste processo

É primordial que os educadores estabeleçam contato com os pais e ofereçam a eles, materiais e estratégias que podem ser utilizadas em casa. Livros, jogos educativos e atividades de leitura podem ser recomendadas.

Leia: Profissional compartilha dicas para estimular a criatividade 

Fotos das entrevistadas da matéria do Dia Mundial da Algfabetização
Especialistas entrevistadas. À esquerda, Maria Célia, à direita Clara Fragoso.
Crédito: Divulgação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alfabetização, ensino e as tecnologias

Com a disponibilidade de novas tecnologias, o ensino da alfabetização ganha novos recursos para se tornar mais dinâmico, afirma Clara Fragoso, professora do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera.

Levantamento realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) aponta que 75% dos educadores já adotam tecnologias digitais em atividades de ensino e aprendizagem, pontua Clara.

Os aplicativos e plataformas digitais oferecem atividades construídas em ambientes interativos e gamificados. Isso facilita a prática de leitura e escrita, considera.

A profissional reforça que a tecnologia deve ser aplicada de maneira complementar e não deve substituir as estratégias didáticas dos educadores. A interação humana é fundamental para o desenvolvimento das habilidades sociais, argumenta Fragoso. 

Fique por dentro: Especialista mostra como equilibrar o material físico e digital nas escolas 

 

Por Lucas Afonso
Jornalista