Curso gratuito para professores visa combater estresse e ansiedade nas escolas

As ações do curso podem ser aplicadas por professores de todas as disciplinas.
O curso para professores visa acolher estudantes com sintomas de estresse e ansiedade
O curso para professores visa acolher estudantes com sintomas de estresse e ansiedade
Crédito: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Um novo curso para professores foi lançado pelo Instituto Península, com o intuito de combater sintomas de estresse e ansiedade em alunos nas escolas.

A formação on-line disponibiliza ferramentas para lidar com os desafios da volta às aulas presenciais, com o objetivo de melhorar aprendizagem de estudantes.

Totalmente gratuito, o curso Acolhimento e Bem-estar na Sala de Aula, é uma parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e visa auxiliar no combate aos índices elevados de ansiedade, estresse e sintomas de depressão entre jovens, apontados por pesquisas nacionais e internacionais na volta às aulas presenciais.

Dentre as ferramentas apresentadas e trabalhadas no curso estão:

  • Diários de aprendizagem
  • Rodas de escuta
  • Feedback construtivo

As ações podem ser aplicadas por professores de todas as disciplinas. A iniciativa promove a cultura do acolhimento, termo popular no meio da educação, mas que muitas vezes fica apenas no campo da teoria.

O estresse é um problema de saúde que pode atingir pessoas de todas as idades. Os transtornos de ansiedade podem ser bastante prejudiciais ao indivíduo. Dentre os riscos da ansiedade estão a chance aumentada de depressão e de isolamento social.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja: 5 dicas para evitar o estresse infantil

Foram registradas crises generalizadas de ansiedade em várias escolas brasileiras com o retorno as aulas presenciais. Em São Paulo, por exemplo, o Mapeamento das Competências Socioemocionais indicou que sete a cada dez alunos da rede estadual apresentam sintomas de depressão.

Já em pesquisa publicada na revista científica da Associação Médica Americana, que ouviu 80 mil crianças de todo o mundo, 20% dos jovens está sofrendo de ansiedade nas escolas.

Com o curso, os professores terão novas formas criativas e práticas de fortalecer os laços com os estudantes.

Leia: Quais os riscos que a ansiedade pode trazer para o aluno?

Acesse também: Estresse, o que é?

A carga horária é de 40h e os professores interessados podem fazer o cadastro no curso por meio deste site. Aqueles que concluírem, terão certificação do Instituto Singularidades.

Além disso, todo o material utilizado e disponível vai ao encontro das diretrizes da BNCC e do Novo Ensino Médio. Outros detalhes estão disponíveis neste endereço eletrônico.