Curso gratuito para atualização profissional de professores recebe inscrição por meio do ambiente virtual de aprendizagem do Ministério da Educação (MEC). Iniciativa lançada em agosto de 2025 já conta com mais de 10 mil participantes.
Devido à alta demanda, a Secretaria de Educação Básica (SEB) aumentou a oferta para mais 5 mil vagas. Capacitação possui carga horária de 180 horas. O objetivo é atualizar professores da rede pública acerca de fundamentos teóricos e práticas interdisciplinares.
Na formação, os docentes terão acesso a conteúdos de temas como cultura digital, ancestralidade, territorialidade, crise climática e impactos sociais e econômicos das apostas esportivas.
A coordenadora-geral da Formação de Professores da Educação Básica do MEC, Lucianna Magri, explica que a formação é direcionada tanto ao aprendizado individual quanto coletivo. Nesse sentido, quando mais professores de uma mesma unidade escolar participam do curso, os profissionais podem dialogar e dabater sobre a realidade escolar a partir do que foi trabalhado na capacitação.
O MEC oferece certificado de participação. Em outubro, mês que é celebrado o Dia do Professor, serão abertas inscrições para novas formações: Mais Ciências Humanas e Sociais, Mais Ciências da Natureza, Mais Matemática e Mais Linguagens.
Objetivos do curso gratuito Mais Ensino Médio para professores
Segundo o MEC, entre os objetivos da formação gratuita para professores da rede pública, estão:
Promover reflexão crítica sobre o campo do currículo, políticas e reformas curriculares, suas disputas históricas e implicações nas práticas escolares;
Compreender os fundamentos e diretrizes da Política Nacional do Ensino Médio (PNAEM), articulando-os com as realidades das escolas públicas;
Propor deslocamentos teóricos e epistemológicos para o fortalecimento da prática docente crítica, atualizada e comprometida com os direitos das juventudes;
Aprofundar conhecimentos em temáticas emergentes e estruturantes: desigualdades, interdisciplinaridade, territorialidade, educação financeira, justiça curricular e cidadania digital;
Aplicar o desenho curricular em espiral com percursos de aprofundamento, com o objetivo de diversificar as vivências didáticas do cursista;
Aplicar metodologias de reconhecimento, autodiagnóstico, intervenção produtiva, sessões-problema e estudos de caso para diversificar as vivências didáticas do cursista.
MEC oferece cursos online e gratuito na plataforma Avamec para professores.
Crédito: Arquivo / Agência Brasil.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como funciona o curso Mais Ensino Médio para professores?
O curso Mais Ensino Médio é disponibilizado por meio da plataforma de ensino virtual Avamec do Ministério da Educação.
A modalidade é autoinstrucional sem tutoria. O participante tem a liberdade de definir sua rotina de estudos, podendo acessar o conteúdo a qualquer horário e local.
Os módulos são concluídos após a realização das atividades de fixação. Para concluir a formação será necessário tirar, pelo menos, 6 pontos no Módulo Avaliativo.