Prêmio Educador Nota 10: lista de professores finalistas da edição 2025 é divulgada; confira selecionados

Cerimônia com anúncio de vencedores e do Educador do Ano acontecerá em 28 de outubro em São Paulo (SP)
Vencedores da edição de 2024 do Prêmio Educador Nota 10.
Vencedores da edição de 2024 do Prêmio Educador Nota 10.
Crédito: Foto - Divulgação / Prêmio Educador Nota 10 (2024)
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A lista de finalistas do Prêmio Educador Nota 10 foi divulgada pela organização da premiação. Nove professores foram selecionados para serem finalistas da 27º edição da premiação que contou com mais de 4 mil projetos participantes, recorde de inscrições.

No dia 28 de outubro será realizada a cerimônia que anunciará os educadores vencedores de cada uma das três categorias: Inovação e Tecnologia; Direitos Humanos e Sustentabilidade.

O programa é do Instituto SOMOS e possui o objetivo de reconhecer o protagonismo de educadores de instituições públicas e particulares de ensino de todas as regiões brasileiras.

"Este prêmio nos lembra por que fazemos o que fazemos. Nesta edição, vimos um salto de 45% nos projetos inscritos, trabalhos que vieram de todas as regiões do Brasil. É estimulante conhecer iniciativas que saem dos muros da escola e alcançam a comunidade como um todo. Isso mostra a força e o protagonismo de quem está na linha de frente e reforça o papel do prêmio em dar visibilidade a esses educadores”

Guilherme Mélega, presidente do Instituto SOMOS

Ao longo de todas as suas edições, o Prêmio Educador Nota 10 recebeu mais de 86 mil projetos inscritos e premiou 279 educadoras e educadores de diferentes regiões. Ao todo, foram concedidos cerca de R$ 3,5 milhões em premiação.

Veja também: O que é o Mais Professores para o Brasil e quais são suas ações

Finalistas do Prêmio Educador Nota 10

Confira, abaixo, a relação dos professores finalistas do Prêmio Educador Nota 10 em cada uma das categorias

Finalistas em Inovação e Tecnologia

Claudia Amaral, da Escola Estadual Cásper Líbero, de Bragança Paulista (SP):

Com o projeto “Meu Futuro Nesta Sociedade” - O projeto buscou trazer reflexões sobre pobreza, economia, educação financeira e empatia, com foco na formação cidadã e no protagonismo juvenil. Promoveu o uso da língua inglesa em contextos reais de comunicação, incentivou reflexões sobre o futuro e fortalece a autoestima e engajamento dos alunos. Além disso, o projeto envolveu o intercâmbio virtual com estudantes de uma escola americana, além de atividades culturais, apresentações e a criação de uma página.

Jeyze Duarte Martins, da Escola Estadual de Ensino Médio Murumuru Anexo I, de Monte Alegre (PA):

Com o projeto “Circuito de Atletismo” - Realizado pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio, promoveu o protagonismo juvenil por meio da organização de um evento esportivo pedagógico e, ao final, os alunos organizaram e participaram de provas de corrida, salto e arremesso, atuando como árbitros e monitores.  A iniciativa desenvolveu habilidades como liderança, comunicação e trabalho em equipe, superando desafios de infraestrutura com criatividade.

Priscila Fabiana Rodrigues Terencio, da Escola Estadual Ângelo Scarabucci, de Franca (SP):

Com o projeto “Chegadas e partidas: Histórias que se conectam” - Alunos e professores resgataram histórias da escola e do bairro, produziram conteúdos midiáticos e um documentário. A iniciativa valorizou a cultura local, desmistificou estigmas sociais e consolidou a escola como espaço de criação, acolhimento e transformação social.

Finalistas em Sustentabilidade

Gustavo Santos Bezerra, da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, de Carnaíba (PE):

Com o projeto “Dos resíduos aos recursos: Proposta de reutilização dos subprodutos das casas de farinha do Quilombo do Caroá” - Desenvolveu um projeto voltado à sustentabilidade e preservação ambiental no Quilombo do Caroá, buscando soluções para os resíduos tóxicos gerados pelas casas de farinha, como a manipueira e as cascas de mandioca. Os estudantes elaboraram protótipos que reaproveitam esses subprodutos, transformando-os em materiais como blocos de construção, vinagre, biodigestores, madeira ecológica e plástico biodegradáveis. 

Marta Maria da Silva, da Creche Maria Anunciada de Arruda-Irmã Linda, de Paulista (PE):

Com o projeto “Mar de Descoberta” - Desenvolvido com bebês, famílias e educadores, promoveu uma imersão sensorial no universo marinho. Inspirado em locais simbólicos da cidade de Paulista, utilizou ambientações com tecidos, sons, livros e elementos naturais para estimular a curiosidade, o vínculo afetivo e o desenvolvimento integral das crianças.

Rafael César Costa Silva, da Escola Estadual Governador Milton Campos, de São João del-Rei (MG):

Com o projeto “Riscos em Perspectiva: o bairro Matosinhos em São João del-Rei (MG) em Maquetes” - Desenvolvido com alunos do 1º Ano do Ensino Médio, integrou teoria e prática para promover a compreensão dos riscos urbanos e ambientais na região da escola, buscando contribuir para a formação de jovens conscientes e capazes de propor soluções para uma cidade mais segura e sustentável. Os alunos estudaram conceitos geográficos e construíram maquetes que representaram pontos de vulnerabilidade do território.

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Finalistas em Direitos Humanos

Lidiane Silva Pereira dos Santos, de São Paulo (SP), do Colégio Santa Cruz:

Com o projeto “Voz de levante das trabalhadoras domésticas, estudantes da EJA” - o projeto teve como foco investigar e valorizar as experiências de trabalho vividas pelos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), reconhecendo o trabalho como elemento estruturante de suas trajetórias de vida. Com a articulação entre leitura, produção escrita, oralidade e análise linguística, o projeto apresentou um currículo que prevê a elaboração de caminhos individuais e coletivos de emancipação para a classe trabalhadora.

Maria Cristina Bezerra de Lima Castro, de João Dourado (BA), da Escola Municipal Professora Ida Bastos:

Com o projeto “Eu Vejo Você: o Clube da Leitura Antirracista”. Promoveu uma educação inclusiva e representativa para alunos negros e quilombolas. A iniciativa surgiu como resposta às recorrentes situações de racismo e bullying vivenciadas no ambiente escolar, buscando fortalecer a autoestima, o senso de pertencimento e a valorização da identidade desses estudantes. Com encontros semanais nas aulas de História, o clube promoveu a leitura e o debate de obras antirracistas, de autoria negra, criando um espaço seguro para o diálogo, a escuta ativa e o compartilhamento de experiências. 

Renata Moura dos Santos, de São Paulo (SP), da Escola Municipal de Educação Infantil Parque Bologne:

Com o projeto “Pra ver se me enxergo!”. Buscou fortalecer a identidade das crianças e promover uma educação antirracista, apresentando referências artísticas negras periféricas, por meio de atividades culturais como leitura de livros, produção de maquetes e autorretratos. As crianças puderam se reconhecer suas origens e refletir sobre a diversidade étnico-racial.

Letreiro do Prêmio Educador Nota 10
Prêmio Educador Nota 10 é uma das maiores premiações da educação básica brasileira.
Crédito: Divulgação.

Eixos temáticos do Prêmio Educador Nota 10

Os trabalhos da premiação poderão ser inscritos conforme os três eixos temáticos abaixo:

  • Direitos Humanos: projetos que possibilitam que a comunidade escolar forme agentes ativos de mudança em suas comunidades, promovendo a construção de sociedades mais inclusivas, justas e democráticas;

  • Sustentabilidade: projetos educacionais que abordam sustentabilidade, atuando na formação de uma comunidade escolar consciente e comprometida com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade;

  • Inovação e Tecnologia: iniciativas que capacitam a comunidade escolar a desenvolver soluções inovadoras que tenham um impacto positivo em suas comunidades e no mundo.

Premiação dos vencedores do Educador Nota 10 de 2025

Os vencedores do Prêmio Educador Nota 10 deste ano receberão prêmios em dinheiro de até R$ 25 mil. Serão distribuídos prêmios para cada eixo temático.

  • 1º lugar - R$ 25 mil

  • 2º lugar - R$ 20 mil

  • 3º lugar - R$ 15 mil 

Datas do Prêmio Educador Nota 10 de 2025

Veja, abaixo, o calendário da premiação:

  • Inscrições: 10/03 a 30/05

  • Avaliação e seleção dos projetos: 10/03 a 06/08

  • Divulgação dos finalistas: 25/08

  • Cerimônia de premiação: 28/10

Confira também: O que é o Enem dos Professores, a Prova Nacional Docente?

Projetos premiados em 2024

O vencedor da categoria Inovação e Tecnologia foi o professor Helder Guastti, da EMEF Pedro Nolasco, de João Neiva (ES). Seu trabalho buscou valorizar elementos da cultura local a partir de contos de tradição oral, orientando os alunos na seleção e produção de textos, posteriormente ilustrados com o auxílio de Inteligência Artificial (IA) e transformados em livro.

Finalistas do Prêmio Educador Nota 10 de 2024
Finalistas do Prêmio Educador Nota 10.
Crédito: Divulgação / Prêmio Educador Nota 10.

Na modalidade de Sustentabilidade, o projeto contemplado consistiu no desenvolvimento de uma solução robótica utilizando materiais reciclados, com base nos princípios do design thinking e em conhecimento sobre máquinas simples. O trabalho foi coordenador pelo professor José Simões de Andrade, da Unidade Municipal de Educação Professor Avelino da Paz Vieira, em Santos (SP).

Em Direitos Humanos, a vencedora foi Alana Calado Franco, da Escola Municipal Quilombola Áurea Pires da Gama, de Angra dos Reis (RJ). Ela desenvolveu um curso preparatório para aprovação no Centro de Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ destinado a estudantes da escola negros, filhos da classe trabalhadora e em situação de vulnerabilidade social

Para mais informações acesse o edital do Prêmio Educador Nota 10 de 2025.

 

Por Lucas Afonso
Jornalista