PUBLICIDADE
O Dia Internacional da Educação é celebrado nesta segunda-feira, 28 de abril. A data foi criada em 2000 durante o Fórum Mundial da Educação, ocasião em que mais de 150 países assinaram a Declaração de Dacar, compromisso em prol do desenvolvimento da educação ao nível global.
Em comemoração à data, o Brasil Escola conversou com três professores premiados na edição de 2024 no Prêmio Educador Nota 10, uma das principais premiações direcionada à educação básica brasileira.
Os projetos destacados possuem caráter de impacto social, sendo premiados nas categorias de direitos humanos, sustentabilidade e inovação e tecnologia. Conheça os trabalhos nos depoimentos dos educadores a seguir.
Confira: Prêmio Educador Nota 10 de 2025 está com inscrições abertas
Inovação e tecnologia
Em João Neiva (ES), Helder Guastti foi o vencedor da categoria Inovação e Tecnologia e também levou o título de Educador do Ano, categoria principal do Prêmio Educador Nota 10.
Seu trabalho intitulado "Como diz o outro..." buscou preservar e revitalizar os contos populares brasileiros, "parte essencial do nosso patrimônio cultural", afirma o educador.
Os estudantes produziram um livro composto por textos selecionados e escritos por eles mesmos e ilustrações feitas com auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial (IA).
As atividades foram realizadas na EMEF Pedro Nolasco. Entre as ações feitas pelos estudantes, estão:
-
Leitura de contos populares diversos;
-
Escuta de contos/causos por membros da comunidade
-
Pesquisa de campo para levantamento de dados;
-
Produção de ilustrações digitais;
-
Produção de textos diversos (reescritas e autorais);
-
Sarau literário;
-
Produção de livro como produto final.
Guastti destaca que com este projeto, foram enaltecidos o resgate e preservação cultural, engajamento e valorização da cultura local, como também o desenvolvimento de habilidades criativas e tecnológicas.
"Este projeto ultrapassou os limites do resgate e modernização das tradições culturais, mas também criou um modelo replicável que pode beneficiar muitas outras escolas e comunidades. Ao promover o orgulho cultural e o engajamento comunitário, “Como diz o outro...” deixa um legado duradouro e inspira futuras gerações a valorizar e perpetuar sua herança cultural."
Helder Guastti

Crédito: Vilarejo Fotografias.
Direitos Humanos
Em Angra dos Reis (RJ), Alana Franco conta que a indignação com a realidade escolar levou a educadora a desenvolver o "Educa Bracuí", um projeto direcionado à capacitação de estudantes no ingresso ao ensino médio em uma escola profissionalizante da região (CEFET).

Crédito: Arquivo Pessoal.
O trabalho começou no ano de 2021 na Escola Municipal Quilombola Áurea Pires da Gama e continua com as atividades em andamento. Alana conta que com a aulas preparatórias aos sábados, houve um aumento no número de estudantes ingressantes no CEFET em situação de vulnerabilidade social.
Com essa ação, aspectos como o protagonismo e liderança juvenis são trabalhados entre os participantes. O combate à evasão escolar e o fomento à continuidade aos estudos são diferenciais do Educa Bracuí.

Crédito: Arquivo Pessoa.
Sustentabilidade
Em Santos (SP), José Simões foi responsável pelo projeto "Praia limpa, futuro sustentável", com foco na preservação das praias e na compreensão sobre a cultura oceânica e manejo sustentável dos oceanos para a sobrevivência dos seres vivos. O educador conduziu as atividades na Unidade Municipal de Educação Professor Avelino da Paz Vieira.

Crédito: Arquivo Pessoal.
Entre as etapas de realização do projeto, estão:
-
Pesquisa e investigação sobre ecossistema da praia;
-
Entrevista com a comunidade para entender como a família dos estudantes percebia a influência negativa do ser humano nas praias de Santos;
-
Montagem de maquetes representando a poluição das praias;
-
Criação de uma solução robótica usando material reciclado (pegador de lixo com garrafa PET);
-
Atividade de campo com a retirada de lixos plásticos das praias de Santos;
-
Criação de um jogo utilizando tampinhas de garrafas recolhidas.
Além do Prêmio Educador Nota 10, José Simões recebeu o Prêmio Educador Santista. "Ter participado do Prêmio Educador Nota 10 e vencido no eixo sustentabilidade foi de fato o reconhecimento que projetos realizados com estudantes do ensino fundamental geram bons resultados", enfatiza.
Leia também: Estudantes transformam óleo de cozinha em biodiesel para ônibus escolares no Paraná
Prêmio Educador Nota 10 de 2025
O Prêmio Educador Nota 10 está com inscrições abertas para a edição de 2025. Essa é a maior premiação da educação básica realizada no Brasil.
Inscreva-se para o Prêmio Educador Nota 10!
Os trabalhos deverão ser inscritos conforme eixos temáticos que envolvem Direitos Humanos, Sustentabilidade, como também Inovação e Tecnologia. Serão contemplados nove projetos e os valores da premiação chegam até R$ 25 mil.
A iniciativa é do Instituto SOMOS e possui o objetivo de reconhecer o protagonismo de educadores de instituições públicas e particulares de ensino de todas as regiões brasileiras.
Ao longo de todas as suas edições, o Prêmio Educador Nota 10 recebeu mais de 86 mil projetos inscritos e premiou 279 educadoras e educadores de diferentes regiões. Ao todo, foram concedidos cerca de R$ 3,5 milhões em premiação.
Veja também: O que é o Mais Professores para o Brasil e quais são suas ações