Dia da Educação: conheça projetos de impacto social de educadores brasileiros premiados

Neste Dia Internacional da Educação, professores que foram destaque na maior premiação da educação básica brasileira comentam sobre seus projetos de impacto social
Professores vencedores do Prêmio Educador Nota 10 de 2024.
Professores vencedores do Prêmio Educador Nota 10 comentam sobre projetos.
Crédito: Fotos - Arquivo Pessoal
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Dia Internacional da Educação é celebrado nesta segunda-feira, 28 de abril. A data foi criada em 2000 durante o Fórum Mundial da Educação, ocasião em que mais de 150 países assinaram a Declaração de Dacar, compromisso em prol do desenvolvimento da educação ao nível global.

Em comemoração à data, o Brasil Escola conversou com três professores premiados na edição de 2024 no Prêmio Educador Nota 10, uma das principais premiações direcionada à educação básica brasileira.

Os projetos destacados possuem caráter de impacto social, sendo premiados nas categorias de direitos humanos, sustentabilidade e inovação e tecnologia. Conheça os trabalhos nos depoimentos dos educadores a seguir.

Confira: Prêmio Educador Nota 10 de 2025 está com inscrições abertas 

Inovação e tecnologia 

Em João Neiva (ES), Helder Guastti foi o vencedor da categoria Inovação e Tecnologia e também levou o título de Educador do Ano, categoria principal do Prêmio Educador Nota 10.

Seu trabalho intitulado "Como diz o outro..." buscou preservar e revitalizar os contos populares brasileiros, "parte essencial do nosso patrimônio cultural", afirma o educador.

Os estudantes produziram um livro composto por textos selecionados e escritos por eles mesmos e ilustrações feitas com auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). 

As atividades foram realizadas na EMEF Pedro Nolasco. Entre as ações feitas pelos estudantes, estão:

  • Leitura de contos populares diversos;

  • Escuta de contos/causos por membros da comunidade

  • Pesquisa de campo para levantamento de dados;

  • Produção de ilustrações digitais;

  • Produção de textos diversos (reescritas e autorais);

  • Sarau literário;

  • Produção de livro como produto final.

Guastti destaca que com este projeto, foram enaltecidos o resgate e preservação cultural, engajamento e valorização da cultura local, como também o desenvolvimento de habilidades criativas e tecnológicas.

"Este projeto ultrapassou os limites do resgate e modernização das tradições culturais, mas também criou um modelo replicável que pode beneficiar muitas outras escolas e comunidades. Ao promover o orgulho cultural e o engajamento comunitário, “Como diz o outro...” deixa um legado duradouro e inspira futuras gerações a valorizar e perpetuar sua herança cultural."

Helder Guastti

Helder Guastti
Helder Guastti ficou entre os 50 finalistas no Global Teacher Prize 2025. 
Crédito: Vilarejo Fotografias.

Direitos Humanos

Em Angra dos Reis (RJ), Alana Franco conta que a indignação com a realidade escolar levou a educadora a desenvolver o "Educa Bracuí", um projeto direcionado à capacitação de estudantes no ingresso ao ensino médio em uma escola profissionalizante da região (CEFET).

Sala de aula com os participantes do Educa Bracuí
Participantes do projeto Educa Bracuí.
Crédito: Arquivo Pessoal.

O trabalho começou no ano de 2021 na Escola Municipal Quilombola Áurea Pires da Gama e continua com as atividades em andamento. Alana conta que com a aulas preparatórias aos sábados, houve um aumento no número de estudantes ingressantes no CEFET em situação de vulnerabilidade social.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com essa ação, aspectos como o protagonismo e liderança juvenis são trabalhados entre os participantes. O combate à evasão escolar e o fomento à continuidade aos estudos são diferenciais do Educa Bracuí.

Professora Alana
Professora Alana Franco, 1º lugar na categoria de Direitos Humanos no Prêmio Educador Nota 10.
Crédito: Arquivo Pessoa. 

Sustentabilidade

Em Santos (SP), José Simões foi responsável pelo projeto "Praia limpa, futuro sustentável", com foco na preservação das praias e na compreensão sobre a cultura oceânica e manejo sustentável dos oceanos para a sobrevivência dos seres vivos. O educador conduziu as atividades na Unidade Municipal de Educação Professor Avelino da Paz Vieira.

José Simões e estudantes do projeto de sustentabilidade
José Simões e participantes do projeto premiado.
Crédito: Arquivo Pessoal.

Entre as etapas de realização do projeto, estão:

  • Pesquisa e investigação sobre ecossistema da praia;

  • Entrevista com a comunidade para entender como a família dos estudantes percebia a influência negativa do ser humano nas praias de Santos;

  • Montagem de maquetes representando a poluição das praias;

  • Criação de uma solução robótica usando material reciclado (pegador de lixo com garrafa PET);

  • Atividade de campo com a retirada de lixos plásticos das praias de Santos;

  • Criação de um jogo utilizando tampinhas de garrafas recolhidas.

Além do Prêmio Educador Nota 10, José Simões recebeu o Prêmio Educador Santista. "Ter participado do Prêmio Educador Nota 10 e vencido no eixo sustentabilidade foi de fato o reconhecimento que projetos realizados com estudantes do ensino fundamental geram bons resultados", enfatiza.

Leia também: Estudantes transformam óleo de cozinha em biodiesel para ônibus escolares no Paraná 

Prêmio Educador Nota 10 de 2025

O Prêmio Educador Nota 10 está com inscrições abertas para a edição de 2025. Essa é a maior premiação da educação básica realizada no Brasil.

Inscreva-se para o Prêmio Educador Nota 10! 

Os trabalhos deverão ser inscritos conforme eixos temáticos que envolvem Direitos Humanos, Sustentabilidade, como também Inovação e Tecnologia. Serão contemplados nove projetos e os valores da premiação chegam até R$ 25 mil.

A iniciativa é do Instituto SOMOS e possui o objetivo de reconhecer o protagonismo de educadores de instituições públicas e particulares de ensino de todas as regiões brasileiras.

Ao longo de todas as suas edições, o Prêmio Educador Nota 10 recebeu mais de 86 mil projetos inscritos e premiou 279 educadoras e educadores de diferentes regiões. Ao todo, foram concedidos cerca de R$ 3,5 milhões em premiação.

Veja também: O que é o Mais Professores para o Brasil e quais são suas ações