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A pesquisa na formação do professor

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No curso de graduação, o professor recebe um currículo necessariamente pluralista, de modo que só poderá se aprofundar em uma das especialidades de sua preferência no nível da pós-graduação. Mas ao iniciar a pós-graduação ou o trabalho docente, parece que fica lhe faltando uma experiência que, pode-se dizer, seria a mais enriquecedora: a pesquisa.

A delimitação e o controle de cada disciplina, com especificação de prazos, notas e tarefas contrasta frontalmente com a autonomia da pesquisa. Ao se dedicar a uma pesquisa, o professor, não habituado, passa por um doloroso e às vezes até fatal processo, uma vez que vê em suas mãos a escolha de temas, o controle dos trabalhos, o tratamento, a conclusão e a qualidade dos resultados sob sua responsabilidade.

Uma alternativa para atenuar esse efeito negativo seria oferecer ao professor em formação a oportunidade de contato com pesquisas e pesquisadores, por indicação e intermédio da própria faculdade de graduação.

De maneira especial, essa oferta poderia estar presente nos cursos das áreas científicas (física, química, biologia, matemática), que têm o papel da pesquisa como fator de concepção da própria matéria e da forma de ensiná-la, como um saber em construção.

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Assim, professores e futuros professores seriam testemunhas vivas e participantes de um saber que se elabora e reelabora a cada momento, em toda a parte.

A perspectiva de formação de professores centrada na investigação encoraja o professor reflexivo a examinar o seu próprio ensino com vista ao aprimoramento de sua atuação. Dessa forma, as teorias práticas podem adquirir uma legitimidade que lhes é negada pelo ponto de vista dominante da ciência aplicada.

Sobretudo, cercada de desafios, o conceito da pesquisa, que requer definições mais amplas e flexíveis, pode prever melhorias das condições de trabalho dos professores e futuros professores, especialmente nas escolas, ambiente natural para o seu desenvolvimento profissional.

Eliane da Costa Bruini