PUBLICIDADE
Muitos alunos não têm tempo para ler assuntos diferentes daqueles vistos e estudados em sala de aula. Ou porque o tempo está tomado com tantas informações e listas de exercícios ou porque trabalham. Para alguns, por falta de motivação ou dificuldade de acesso a uma biblioteca, por exemplo.
Por isso, é muito importante instigar a leitura de acontecimentos atuais em ciências para que a curiosidade das crianças, jovens e adultos aumente e eles, de maneira livre e espontânea, procurem entender melhor o que está ocorrendo no planeta de forma geral, lendo e modificando sua visão de mundo.
Se a escola possui uma biblioteca, ótimo, uma aula na qual os alunos possam se deliciar com leituras, despreocupados com notas e avaliações, pode fazer com que apreciem e saboreiem cada página lida de um texto informativo de ciências ou biologia. Se a escola possui sala ou laboratório de informática, pode-se solicitar que acessem o site do Brasil Escola brasilescola.uol.com.br, ou outros sites como www.mundoeducacao.com.br, www.preparaenem.com/, dentre outros. Nesses, há um vasto número de informações que envolvem atualidades em ciência e tecnologia, assim como informações de saúde e bem estar. Após as leituras, os alunos devem escrever um texto com as informações que acharam mais interessantes para, na aula seguinte, explicar aos colegas. Assim, há uma troca de informações entre os colegas e a correção de alguma informação mal compreendida.
Se a escola não possuir biblioteca ou sala de informática, o ideal é planejar um dia em conjunto com os outros professores para levar uma turma por dia à biblioteca municipal, por exemplo. Se a biblioteca for muito distante ou de alguma forma seja inviável a ida, sugiro que o professor leve revistas de diferentes tipos, dependendo da idade do público, para que possam ler em sala de aula e em outra aula explanar o que aprenderam. Uma sugestão é a revista Ciência hoje, que também apresenta uma versão especial para crianças.
Contudo, é interessante que a escola se mobilize no trabalho de leitura e interpretação de textos para que os alunos compreendam melhor os conteúdos de maneira geral.
Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola