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A noção de distância pode ser trabalhada desde as turmas de educação infantil, a fim de que a criança adquira as primeiras noções matemáticas.
Essas aprendizagens são fundamentais, pois ao chegar ao ensino fundamental, para aprender conteúdos geográficos, relacionados a mapas, o aluno precisa ter noção de tamanho e distância.
Quando a criança faz as primeiras representações visuais em desenhos, como a casa, o quarto, os brinquedos, está fazendo redução da forma como ela vê esses locais ou objetos, o que a levará a maior compreensão dos mapas.
Aos poucos vai ampliando suas descobertas, desenhando a rua onde mora, o quarteirão, as lojas ali presentes, transcrevendo como vê o mundo que a cerca.
Essas noções são excelentes, pois quando é trabalhado o conteúdo de mapas, a criança compreende que este representa o local de forma reduzida.
O professor deve ter bom senso e trabalhar tudo o que estiver mais próximo da criança, naquele exato momento. Não adianta mostrar um mapa-múndi ou um globo terrestre, pois os alunos não entenderão a representação dos mesmos. É necessário começar por localidades menores.
Uma ótima coleção de livros da autora Ruth Rocha poderá ajudar na aquisição desses conceitos. A mesma apresenta histórias sobre “A família do Marcelo”; “A casa do Marcelo”; “A rua do Marcelo” e “O bairro do Marcelo”. Percebe-se que a autora tentou trazer a visão que a criança faz em relação ao mundo que a cerca, de forma gradativa ao que está mais próximo e mais distante – primeiro a casa e a família, depois a rua e por último o bairro.
Levar os alunos a fazerem um passeio na própria escola, depois ao redor do quarteirão em que esta se localiza também ajudará a criar essa noção. Ao final, poderão fazer uma visita a um ponto da cidade que tenha uma visão ampla da mesma, como uma parte mais alta. Fazendo essa visualização as crianças conseguirão entender o mapa como representação da cidade.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola