PUBLICIDADE
Dinamizar sempre a didática de atuação é um dos procedimentos que contribuem para a otimização de resultados no que tange a prática do Ensino X Aprendizagem.
Uma estratégia extremamente eficaz é partir do princípio de que o aluno, assim como os demais seres humanos, é produto do meio, como já dizia Vigotsky, ou seja, ele vai desenvolvendo sua capacidade de apreensão de acordo com as experiências compartilhadas na vida em sociedade.
Evidencia-se desta forma, a importância de se apoiar no “concreto” mediante a transmissão de conhecimentos em sala de aula.
Baseando-se no caso de textos verbais e não verbais, é interessante, primeiramente, instigar os alunos que revelem seu grau de conhecimento sobre o assunto. Em seguida, sugerir que eles se atentem para a ocorrência das diferentes formas de comunicação contidas nas placas, outdoors e estabelecimentos comerciais durante o percurso feito até a escola.
Em outra aula, promover um círculo de debates para a discussão da tarefa realizada, ressaltando as principais características deste tipo de texto, e, sobretudo, pontuando a importância do conhecimento prévio para a interpretação, no caso do texto não verbal.
É de fundamental importância salientar a ideia do discurso contido no texto, a mensagem que está sendo transmitida, pois por trás de meras palavras ou imagens se escondem uma infinidade de dizeres.
Um excelente exemplo de como focalizar essa questão, é trabalhar com charges e cartuns, pois os mesmos fazem alusão a um momento histórico, social e político pelo qual perpassa a sociedade. Tal procedimento auxilia na interpretação textual, na criação de inferências e estimula o senso crítico dos alunos de uma forma geral.
Colocando em prática, é extremamente proveitoso propor um seminário, dividir a sala em grupos e determinar que os alunos pesquisem sobre algumas charges e as interpretem de acordo com sua visão de mundo. Feito isto, é partir para a realização do seminário, no qual será avaliado o nível de interpretação e a capacidade de percepção frente ao conhecimento prévio dos educandos.
Posteriormente a isso, o educador deverá ressaltar as principais características deste gênero textual, priorizando o tipo de linguagem utilizada, a presença do humor, da ironia e da crítica, como traço marcante e revelador do real objetivo de quem o produz.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola