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Trabalhar com os alunos a alimentação, bem como o cuidado no preparo de alimentos, propicia a eles perceber a importância da qualidade dos alimentos e da água, investigando a higiene na cozinha, conseqüentemente divulgando as informações adquiridas.
Além disso, tal conduta contribui para a prevenção de inúmeros problemas decorrentes da falta de preparo e informação no momento de preparar os alimentos, inclusive sensibilizando o aluno da necessidade da higiene na cozinha e o respeito à profissão de cozinheiro.
Considerando o papel relevante de transformar as crianças em agentes modificadores e difusores de informações, o professor pode trabalhar com o aluno através de uma rica abordagem, discutindo questões sociais altamente significativas.
Observe algumas maneiras de colocar em prática essa atividade, sendo ideal que o professor inicie tal proposta tendo como orientação um projeto culinário construído de forma coletiva com a equipe pedagógica da escola:
Colocando em prática o cuidado com os alimentos
Disciplinas: Ciências, Língua Portuguesa e Educação Artística.
Ano: 2º ao 5º ano.
Material utilizado: caderno, canetinhas, cartolina, cola branca, jornais, lápis preto, revistas, tesoura com ponta arredondada.
• Inicie apresentando aos alunos a questão da contaminação alimentar como uma das principais causas de doenças, seguida de perguntas e solicitação para que o aluno elabore uma lista em seu caderno registrando quais as principais condutas que devem ser praticadas no momento de preparar o alimento, garantindo a higiene desse na hora de ser consumido;
• Posteriormente, com base nos registros realizados por todos os alunos, selecione os que são considerados como primordiais na elaboração da tarefa e registre em um cartaz para ser exposto no mural da escola;
• Faça um debate com os alunos de forma que sejam colocados os itens que são indispensáveis em uma cozinha, solicitando a busca em jornais, revistas, panfletos de propagandas, encartes de supermercados, solicitando o recorte de tudo que considerarem necessário para preparar um alimento. Posteriormente, faça a socialização dos recortes para a construção de um novo cartaz. Durante a realização desta atividade o professor deve fazer com que os alunos percebam a existência dos inúmeros utensílios necessários para preparar um alimento (... panelas, talheres, panos, água, sabão e principalmente água).
• Prepare uma ilustração do caminho da água para ser entregue aos alunos, posteriormente, faça uma explicação esclarecendo os diversos caminhos que a água percorre antes de chegar a suas residências. Tal prática levará o aluno a perceber que os recursos hídricos, bem como a manutenção deles, competem ao departamento de saneamento de sua cidade.
• Posteriormente, o professor poderá utilizar uma conta de água mostrando para o aluno a taxa que toda residência paga para ter água tratada e ideal para ser consumida;
• Mencione para os alunos a real importância da água na cozinha, considerando desde o momento da lavagem dos alimentos, dos utensílios utilizados, até o momento de cozinhá-los. Enfatize também que um alimento, quando preparado com um líquido de má qualidade, pode estar comprometido quanto à qualidade. Neste momento pode ser feito um breve comentário das doenças provenientes do uso da água contaminada.
Enfim, existem inúmeras formas de trabalhar esse tema com o aluno, e o professor poderá utilizar essas sugestões para criar demais atividades que venham somar no aprendizado dos alunos e esses, conseqüentemente, atuarão como agentes modificadores e difusores de informações conforme colocado anteriormente.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola