PUBLICIDADE
Pessoas com problemas ou dificuldades de ordem física ou mental são conhecidas como portadores de NEE (Necessidades Educativas Especiais).
Segundo a LDB no Art.58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
Uma das grandes dificuldades da educação é a respeito dessa clientela, pois inúmeras escolas não sabem lidar com esse tipo de aluno, tanto em caráter estrutural como em profissional.
A seguir algumas sugestões que podem ser aderidas e implantadas para contribuir com o trabalho com os alunos de NEE:
• Implantar como linha de pensamento a teoria construtivista que atribui as distinções de assimilação dos educados.
• Buscar estabelecer uma mudança social quanto ao conceito de que um NEE impede o desenvolvimento de aprendizagem do restante da turma e que precisam integrar por meio da experiência.
• Possuir um quadro de funcionários e educadores capacitados e preparados para enfrentar circunstâncias um tanto quanto inconvenientes como ajudar um aluno a ir ao banheiro.
• Inserir os alunos de NEE em turmas que corresponda a sua faixa etária com a finalidade de estabelecer uma idade social.
• Os conteúdos curriculares não devem ocupar o principal objetivo, pois o melhor é o conhecimento para vida.
• Criação de planos didáticos que considere as necessidades e realidades da classe e não seguir planos pré-definidos.
• Não criar expectativas de resultados dos alunos de NEE em curto espaço de tempo.
• Não excluir conteúdos didáticos dos NEE fazendo previsões precipitadas de que eles não irão conseguir desenvolver.
• Implantar métodos de avaliação levando em conta o critério particular do aluno, deixando para segundo plano os parâmetros curriculares dos sistemas de educação.
• No caso de NEE agressivo ou sem nenhuma reação é ideal que solicite junto à família ou o poder público o acompanhamento de um profissional, como um médico por exemplo.
• O principal instrumento na construção dos objetivos é a observação.
• Unir conceitos pedagógicos com a intuição.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola