Um recurso didático capaz de envolver muito os alunos quanto aos conteúdos escolares é a figura relacionada a algum tema.
Com esse rico material o professor pode explorar os mais profundos conceitos, pois a memória visual dos alunos ajudará na compreensão e interiorização dos mesmos. As imagens são mais facilmente lembradas do que os recursos verbais, pois se comunicam com os observadores de forma mais direta e objetiva do que as palavras, já que é um sistema de comunicação simbólico.
Normalmente esses materiais são muito utilizados pelos professores de história, geografia, educação artística ou mesmo literatura. O propósito de se trabalhar com os mesmos é de buscar um referencial de época para facilitar as discussões com o grupo, bem como oportunizar envolvimento de todos.
Num primeiro momento o professor irá mostrar a imagem, solicitando uma discussão do grupo, como uma avaliação do que estão vendo, ou seja, que os alunos façam uma leitura da imagem, explicando-a em palavras, onde cada um poderá expor sua forma de pensar.
Em seguida, o professor fará uma explicação de acordo com o tema que pretende trabalhar, citando a época, os personagens envolvidos, o lugar, a disposição dos objetos, as cores utilizadas pelo pintor, enfim, tudo aquilo que lhe permite enriquecer a discussão e a percepção do grupo.
É importante que o professor leve os alunos a uma análise crítica da figura, do momento vivido, lembrando também que a sala de aula é um lugar, um espaço social, onde se discutem temas e abrem-se oportunidades para a formação de idéias e ideais.
A aula também tem seu lado social, pois não depende do lugar onde é proposta, mas da forma como o professor trabalha, o sentido que ele busca para a mesma. Assim, a figura explorada não precisa ser, necessariamente, exposta dentro da sala de aula, mas uma figura paisagística, ao ar livre, abrindo outro contexto para o aprendizado, as trocas de experiências, para as reflexões.
Em salas de aula de educação infantil, os professores podem utilizar figuras para contar uma história que represente a mesma, discutir um tema com o grupo numa roda de conversas, trabalharem com músicas, propor brincadeiras a partir da figura exposta, dentre várias outras.
O importante é um bom planejamento dessa aula, com a figura escolhida, para não cair na improvisação, mas atingir os objetivos desejados.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola