Está muito distante o caminho que o professor deve percorrer após o período de graduação, onde obteve conhecimentos que constituem sua formação, e a prática na sala de aula.
As aprendizagens do período da graduação são fundamentais e precisam ser consideradas no dia a dia, postas em prática, para que se legitime o trabalho do professor.
Porém, para que isso aconteça de forma eficaz, é necessário que a escola promova reuniões de planejamento, grupos de estudo, palestras aos profissionais, pois conceitos importantes vão ficando para trás se não passam a fazer parte do trabalho pedagógico.
Além disso, o suporte teórico enriquece a capacitação do profissional, leva ao aprimoramento, à análise e à reflexão, que só trarão benefícios à instituição.
Dessa forma, os professores sentem-se mais capacitados, mais seguros, não duvidam da própria competência, diante dos desafios que a profissão impõe.
Pelo contrário, quando isso não acontece, as aulas acabam por se tornar sem estímulos para os alunos, desinteressantes, levando também o professor à desmotivação, à falta de vontade, à baixa autoestima.
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Nesse processo, a troca de informações no âmbito da sala de aula também fica prejudicada, e o espaço de aprender deixa de ser um lugar de enriquecer conhecimentos, passando a ser um lugar que inibe o pensamento e a aprendizagem.
Se a escola não valoriza a formação continuada, se não investe nesses recursos, a postura dos professores na sala de aula tende ao autoritarismo, como resultado por não conseguirem resolver os impasses que acontecem. Passam a se sentir impotentes, apresentando-se irritadiços, estressados, perdendo a paciência com os alunos e muitas vezes podendo desenvolver processos depressivos.
As horas utilizadas para estes fins podem ser negociadas com a instituição, através de banco de horas ou com bonificações por participação.
Contudo, é importante que os professores se engajem nessa busca, pois a qualificação profissional depende de estudos frequentes, e as reuniões servirão para melhorar as relações entre os professores, coordenação e direção, tornando o grupo mais seguro e fortalecido, através das trocas de experiências.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola