PUBLICIDADE
Cada professor possui um modo particular de avaliar seus alunos, alguns introduzem elementos inéditos e conservam alguns dos tradicionais. Mas o importante é não cometer erros que podem levar a uma possível falha na avaliação, que é o processo fundamental para a obtenção do conhecimento.
Alguns procedimentos fatais podem ocorrer no processo de avaliar os alunos, tais como: Comunicar aos alunos que eles já têm a nota mínima de aprovação e que o esforço que tiverem do período em diante servirá apenas para aumentar a nota. Não será nenhuma surpresa se diante desta situação o aluno se desinteressar pela disciplina.
Se o professor planeja uma aula diferente, com exposições orais e cartazes, por exemplo, é aconselhável que ele avalie esta aula, porque se o aluno é convidado a expor suas idéias ele pode fazer a seguinte pergunta: Vale nota? Se a resposta for não, este aluno vai se sentir frustrado porque sua produção não foi avaliada. A conseqüência será o desânimo diante de outras propostas em bimestres seguintes.
A avaliação não pode ser um processo frio e conservador, como o que ocorre com a aplicação de provas difíceis, onde o aluno só se preocupa com a nota final e não com o que aprendeu. Algumas dicas de como avaliar de forma inovadora:
• Avalie os alunos através de observações durante a aula: perceba quais deles se mantêm atentos às aulas e explicações;
• Verifique os cadernos dos alunos, e procure pôr indicações de como foram registradas as explicações e realizadas as tarefas de casa;
• Realize uma ou duas provas com perguntas objetivas, nas quais os alunos devem mostrar quanto recordam do que foi explicado;
• Teste seus alunos, veja se conseguem aplicar o conhecimento adquirido em situações novas.
Todas essas atividades podem ser avaliadas de forma que os alunos se interessem mais pelas aulas e sejam gratificados por isso.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola