Já estamos no último trimestre letivo e com a chegada da época do natal é importante planejar atividades onde seus alunos possam presentear a família.
Com um saco de juta, cortado em quatro partes iguais, você pode criar uma aula de artes divertida, preparando um lindo presente para as famílias de seus alunos. É claro que o trabalho será desenvolvido por cada um, individualmente, porém com a ajuda do professor.
É bom lembrar que essa atividade deverá ser feita com antecedência, pois cada criança fará quatro forros americanos, além de precisar do tempo para a confecção dos mesmos e secagem adequada.
Você irá precisar de:
- 1 saco de juta cortado em quatro partes iguais (35cm x 28cm aproximadamente);
- 4 pedaços de papelão cortados no mesmo tamanho da juta;
- Cola branca lavável de marca boa;
- Cola colorida
- Cola glitter
- Pincéis
- Lantejoulas, etc.
Cole os pedaços de juta em cada pedaço de papelão, deixando-a bem esticada e lisa. Não se preocupe com as beiradas, pois estas poderão ser removidas depois que estiverem secas.
Depois passe uma mão de tinta, cola colorida, por toda a superfície do forro, um de cada vez, tendo o cuidado de fazer uma pintura uniforme.
Quando estiverem bem secos, passe uma camada de cola colorida de outra cor, fazendo o contorno dos forrinhos, como se fosse uma moldura para os mesmos. Se quiser poderá fazer duas linhas paralelas ou uma linha reta e outra de pinguinhos, enfeitando-os com as lantejoulas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Esse trabalho não deve seguir um modelo, mas proporcionar aos alunos a oportunidade de usar a criatividade livremente.
Assim que as bordas estiverem secas, cada um fará um desenho no centro do forro, ou nas quatro extremidades, de acordo com o seu gosto. Os desenhos poderão ser de bolas de natal, bonecos de neve, árvores de natal, papai Noel, renas, enfim, de acordo com o interesse de cada aluno.
Depois de prontos é só preparar um lindo embrulho e presentear seus pais, tios ou avós. As crianças vão adorar ver seus trabalhos indo para as mesas de suas casas, enfeitando um momento tão agradável como o das refeições.
E para as mamães mais corujas, se acharem que o trabalho ficou tão lindo que dá pena de usar, poderão emoldurá-los e espalhar os quadrinhos pela casa. O importante é valorizar o que a criança fez.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola