PUBLICIDADE
Fazer as crianças compreenderem o tempo é uma atividade muito difícil, principalmente no que diz respeito às datas mais distantes.
Porém, existem formas de se demonstrar os diferentes tempos, as épocas antigas, sem exigir dos alunos que decorem datas, ou que obtenham aprendizado somente no que diz respeito à leitura das horas.
É importante buscar essas alternativas diferenciadas de trabalho para que os estudantes percebam e entendam como as pessoas lidam com os fatos que aconteceram nas vidas de seus antepassados, como estes fizeram as marcações dos mesmos, que importância deram a eles, etc.
Na sala de aula o professor poderá utilizar vários materiais, sugeridos a seguir:
- As telas de pintura são uma boa forma de retratar o tempo. Nelas podemos encontrar imagens de pessoas e discutir sobre as vestimentas; imagens de casas, abrindo diálogos sobre os tipos de moradia, objetos e utensílios da época; imagens de paisagens, retratando a natureza; dentre outros.
- Fazer uma pesquisa sobre objetos antigos também é uma boa forma de trabalhar o tempo, pois é possível associá-los às épocas nas quais estavam em evidência. Podem, inclusive, visitar uma loja de antiquários, fazendo uma comparação com os objetos que usamos hoje.
A fotografia é um material que demonstra diferentes tempos
- As fotografias também retratam épocas diferentes e estão bem próximas dos alunos. Fazer uma linha do tempo da história da família, através das fotos, é uma atividade que proporciona o conhecimento do tempo, das diversas épocas em que seus familiares viveram, das modernidades e modismos que cada uma apresenta.
- Folhinhas e calendários já trabalham com o tempo dividido em ano, meses, semanas e dias, podendo ampliar ainda mais a noção temporal dos alunos. Fazer a marcação diária dos dias de aula, trabalhar o ontem e o amanhã, também irá auxiliar na formação desse conceito.
O que deve ser levado em conta na hora das aulas é a capacidade de cada criança em argumentar sobre as diferentes épocas, demonstrando sua perspicácia quanto às observações feitas, analisando e comparando com o mundo atual, época em que vivem.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola