Como estimular a leitura

Sugestões para pais e professores

PUBLICIDADE


Leitura é uma prática agradável.

A educação e sua qualidade estão ligadas diretamente à leitura, alunos e pessoas em geral que têm o hábito de ler são mais instruídas e informadas em relação a diversos temas.

Além disso, escreve bem quem lê bastante, no Brasil as pessoas são desprovidas de oportunidades e informação acerca da importância da leitura, acima de tudo, isso é uma questão cultural.

Diante da realidade negativa quanto à incidência de leitura pelas pessoas, cabem aos pais e professores orientar e buscar maneiras que incentivem a sua prática. A seguir algumas sugestões que podem motivar ou estimular a leitura.

- Criação de um espaço específico para leitura na escola, especialmente direcionado para alunos do ensino infantil e fundamental.

- Implantação de uma biblioteca construída com a participação dos alunos e acompanhamento do mediador, no caso, o professor. O trabalho de montagem da biblioteca pode ficar por conta dos alunos em todas as etapas, como catalogar o acervo e organização dos mesmos. Os textos que vão compor a biblioteca devem ser ecléticos, ou seja, devem abordar diferentes temas e assuntos, além de diversificar quanto ao estilo (jornalístico, crônicas, científicos, bulas, publicitários, parlendas, adivinhas, cantigas, oriundos de livros, revistas, jornais, periódicos, gibis entre outros). É importante que o acervo permaneça acessível às crianças.

- Abrir espaços para que os alunos apresentem as idéias acerca do conteúdo das obras lidas, essas podem ser expressas oralmente e também através de figuras, desenhos, pinturas, esculturas e muitas outras.

- Implantação de projetos sobre leitura, elegendo alunos escritores, receber nas dependências da escola o autor de um livro do qual os educandos já leram uma obra.

- Confeccionar um mural onde se coloca notícias em forma de jornal, as informações devem ser oriundas do ambiente escolar.

- Conscientizar os alunos de que a leitura deve ser algo diário e indispensável, assim como beber água, praticar esportes, academia entre outras atividades cotidianas.

- Criar na escola o “clube da leitura”.

- Em casa os pais devem realizar leitura junto com os filhos para que esses vejam a prática como algo que faz parte de sua rotina, e assim tome gosto pela mesma.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Sugestões Pais e Professores - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Sugestões metodológicas com vistas a conferir mais vida ao enredo narrativo? Confira-as aqui, cuja proposta é a análise do personagem!
Em busca de uma proposta metodológica? Clique e veja a dica da transformação do conto em teatro!
A realização de uma mostra cultural na escola se apresenta como uma prática pedagógica eficaz, ainda mais fazendo uso da crônica! Aproveite!
Faça com que seus alunos se familiarizem ainda mais com o conto de mistério, trabalhando Lygia Fagundes Telles com eles!
Entre os dias 4 e 11 de junho, a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto vai desenvolver mais de 260 atividades em 13 espaços diferentes.