Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Desenvolvendo a Coordenação Motora

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

As panelinhas podem ser substituídas por objetos reais da cozinha da mamãe
As panelinhas podem ser substituídas por objetos reais da cozinha da mamãe

Quando se fala em coordenação motora pensamos em exercícios próprios para o desenvolvimento da mesma, feitos na escola.
Mas ao contrário do que muitos pais imaginam, as habilidades físicas referentes à motricidade podem ser desenvolvidas dentro de casa.

Não é somente com jogos e brinquedos próprios que podemos ajudar as crianças a conseguirem se sair bem em algumas tarefas. Ensiná-las a se vestir sozinhas, a escovar os dentes, a comer e a pentear os cabelos são tarefas que devem ser estimuladas, pois desenvolvem as destrezas corporais, além de tornar a criança mais independente.

Além disso, as crianças adoram mexer com as coisas dos adultos, gostam de ajudar e participar de suas atividades, e os utensílios domésticos também são ótimos para exercitar os pequenos.

Muitas vezes a criança não fica quieta e as mães precisam cuidar dos afazeres da casa, não sabendo como resolver o problema.

Potes vazios de margarina, colher de pau, panelas pequenas, escorredor de macarrão, medidores, dentre outros, podem distrair a criança, desenvolvendo também a sua coordenação motora e trabalhando sua concentração.

Os potinhos e medidores podem ser encaixados uns dentro dos outros ou empilhados, dando uma variação estimulante à brincadeira.

Lata de leite em pó e colher de pau transformam-se em um pequeno tambor, onde a criança se diverte fazendo uma batucada enquanto a mãe canta uma música infantil, do tipo marcha soldado, ciranda cirandinha, atirei o pau no gato, que possuem um ritmo mais animado e fácil de ser acompanhado pelo pequeno.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dois potinhos de iogurte podem ser transformados em um chocalho, quando colocados alguns grãos dentro e lacrados com fita adesiva. Uma animação!

Mas outras brincadeiras podem ter um sentido mais complexo, trabalhando várias habilidades motoras da criança.

Com o escorredor e alguns fios de macarrão a criança poderá se divertir ao passá-los pelos buraquinhos do escorredor. Essa atividade trabalha a coordenação motora fina, o que poderá ajudar a criança na etapa da alfabetização, deixando-a com uma letra mais bonita.

Colocar grãos de feijão em uma garrafa de bico estreito também é um passatempo emocionante para os baixinhos, e ao mesmo tempo ajudará na destreza das mãos, tornando-as mais seguras e firmes, atividade importante para a etapa da alfabetização.

Os macarrões maiores e com furos grandes podem ser passados num cordão, formando um lindo colar.

Para a criança, não importa se os brinquedos são simples ou mais arrojados e modernos, o que vale é o brincar. O armário da cozinha parece-lhe um parque de diversões, onde descobre novas sensações e prazeres. As cores variadas dos objetos, os sons que se pode tirar deles e as diferentes formas que apresentam são grandes atrativos para o mundo infantil.

Dessa forma, a criança será estimulada a se concentrar, a fazer coisas interessantes para ela, podendo compartilhar momentos com a mãe, o que a deixará muito segura e feliz.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola