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A sociedade atualmente apresenta-se altamente competitiva, tornando indispensável o aprendizado de uma segunda língua.
Tal necessidade tem causado dúvidas em pais e educadores, se realmente é ideal tal aprendizado para a criança na fase inicial da escola.
Segundo especialistas, o ideal é que o bilingüismo seja inserido na criança no início da alfabetização, porém ressalta-se que certos estudiosos defendem a idéia de que a partir dos 3 anos a criança já se encontra preparada para tal aprendizado.
O bilingüismo tem sido alvo de discussão entre educadores. Questionamentos importantes são colocados em discussão:
Até que ponto uma segunda língua poderia favorecer ou não o desenvolvimento da criança?
Quais seriam os pontos positivos e negativos ao inserir a criança no bilingüismo?
As crianças que foram inseridas no bilingüismo antes da alfabetização podem apresentar dificuldades quando forem alfabetizadas, fazendo confusão entre as duas línguas?
Sabe-se que todo assunto que gera polêmica também causa dúvida. Mas alguns especialistas entendem que muitos pais acham confuso o filho aprender uma segunda língua na alfabetização, mas de acordo com estudos, ao aprender uma segunda língua o cérebro das crianças aumentam as conexões cerebrais, melhorando o raciocínio e a criatividade.
E quanto à escrita, especialistas explicam que essa é uma só, não importando qual seja a língua.
Segundo pesquisas internacionais, os padrões de atividades do cérebro ao aprender outra língua mudam com a idade.
Enfim, apesar do grande crescimento das escolas bilíngües, ainda permeiam várias dúvidas.
O certo é que cada criança possui uma dificuldade ou facilidade em assimilar e organizar o que lhe é ensinado. Porém, o ideal é que pais e educadores analisem o que pode beneficiar ou não a criança, chegando a um veredicto que venha somar no aprendizado dessa criança.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola