Topo
pesquisar

PNLD - o que é e como funciona

Sugestões para pais e professores

Editora Moderna se destaca na elaboração de livros para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático
PUBLICIDADE

A escolha do material didático é fundamental para um bom desempenho em sala de aula. Com uma pluralidade tão grande no ensino público brasileiro, nada melhor do que os próprios professores e membros das escolas para avaliarem quais livros atendem melhor aos seus alunos. Mas como fazer parte desta escolha? Pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)!

O PNLD é um programa do Ministério da Educação (MEC), junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a compra e distribuição de livros e materiais didáticos para professores e estudantes de escolas públicas de todo o país.

O programa contempla quatro níveis do ensino público brasileiro:

1- Educação infantil;
2 - Anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano);
3 - Anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano);
4 - Ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O PNLD tem como objetivo levar material didático adequado para cada nível educacional para todos os estudantes da rede pública e, por isso, a escolha é minuciosa desde o momento da inscrição das editoras.

As editoras se inscrevem para participar do PNLD em prazos definidos pelo FNDE e divulgados em edital. As obras inscritas passam por triagem técnica, física e pedagógica nas mãos de especialistas que, posteriormente, escrevem resenhas críticas para compor o Guia do Livro, material que é disponibilizado para ajudar os professores em sua análise.

A Moderna é uma das editoras que se destacam na elaboração de material didático para o PNLD e neste ano a sua proposta está completa, já que foram aprovadas coleções para todas as áreas do conhecimento, totalizando 20 coleções de todas as disciplinas.

Veja aqui os livros da Moderna para o PNLD 2020

Editora Moderna possui 20 coleções de livros para o PNLD 2020

Como funciona a escolha dos livros do PNLD?

O PNLD tem períodos alternados para escolha dos livros de didáticos. Cada nível do ensino público é atendido pelo programa de quatro em quatro anos. 

A escolha dos livros é feita no ano que antecede a entrega do material. Por exemplo, os livros que serão utilizados de 2020 a 2024 serão escolhidos em 2019 e assim por diante. Nos anos em que não há processo de compra regular, o FNDE distribui somente materiais para reposição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O material didático é enviado dentro do número de alunos informados no Censo Escolar e, em caso de diferenças, há um remanejamento entre instituições de ensino para que todos os estudantes possam ser atendidos.

Escolha conforme as necessidades

A rede de educação local é a responsável por definir uma modalidade de escolha entre as três opções disponíveis e, depois, por comunicar os membros da comunidade escolar. As opções do processo de escolha são as seguintes:

1 - Único para cada escola: cada escola escolhe a coleção que deseja utilizar nas aulas.
2 - Único para cada grupo de escolas: conjuntos de escolas se formam para escolher o material.
3 - Único para todas as escolas da rede: todas as escolas recebem os mesmos livros.

Como a escolha do material didático do PNLD tem uma proposta democrática, que busque o consenso, os professores devem participar da análise dos livros, independentemente da forma de escolha adotada pela rede.

O registro dos livros escolhidos é feito pelo diretor escolar, que já deve estar cadastrado no site PDDE Interativo

Livros reutilizáveis x consumíveis

Os livros reutilizáveis são aqueles que devem ser devolvidos ao fim de cada ano letivo para que sejam companheiros de outros alunos no ano seguinte. Já os consumíveis ficam de forma definitiva com os estudantes, pois o material conta com espaço próprio para exercícios e demais anotações.

Para o Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), todos os livros são reutilizáveis. 

PNLD 2020

Estudantes do Ensino Fundamental 2 de escolas públicas começarão o ano letivo de 2020 com material novinho em folha! Isso porque os livros e materiais didáticos para as últimas séries do ensino fundamental serão escolhidos agora em 2019.

Os livros da Editora Moderna que compõem este PNLD foram projetados para que oferecer a melhor experiência de ensino-aprendizagem pelos quatro anos em que forem utilizados. 

Os autores e editores trabalharam para combinar as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os conteúdos didáticos de forma eficiente e sem complicações, pois conhecem de perto os desafios diários da sala de aula e tiveram como grande objetivo auxiliar o professor a ter uma transição segura para uma nova proposta de trabalho exigida pela Base.

Conheça todas as coleções da Moderna em seu site oficial.

Este texto é um publieditorial.

Sugestões para pais e professores Novidades do PNLD 2020
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola