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Utilizando a tecnologia com moderação

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Os efeitos da superdosagem tecnológica no aluno.

A sociedade atual passa por uma grande evolução tecnológica, sendo o computador uma das principais tecnologias utilizadas no âmbito escolar.
No intuito de realizar pesquisas, lições de casa, trabalhos escolares e até mesmo como diversão, esse recurso tem sido utilizado de forma exagerada e outras formas de pesquisas interessantes estão sendo deixadas de lado.

Tal postura, por incrível que apareça, já está sendo condenada por vários educadores, visto que incentiva um desempenho escolar desequilibrado. Num primeiro instante parece ser meio absurda esta idéia, mas de acordo com estudos realizados, o uso excessivo do computador realmente prejudica o desempenho escolar.

Partindo desse pressuposto, na função de pais e professores, o ideal é orientar crianças e adolescentes a fazer o uso dessa ferramenta tão importante com moderação e principalmente controle.

Segundo dados coletados através de pesquisas, os alunos que utilizam o computador constantemente como ferramenta principal de estudo, foram os que apresentaram menores médias, em especial no conteúdo de matemática.

Os que atingiram os melhores resultados foram os alunos que declararam utilizar raramente o computador e, até mesmo, os que nunca utilizaram.
Ressalta-se que o uso do computador não está sendo condenando, e sim a falta de moderação quanto ao seu uso.

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Essa questão é motivo de grande preocupação para os especialistas em educação, devido os hábitos maléficos que os estudantes estão adquirindo, como copiar conteúdos da internet na íntegra para trabalhos escolares, a fácil utilização de recursos de correção ortográfica e de execução de cálculos nos computadores e, principalmente, a falta de controle dos pais e a má orientação pedagógica dos professores.

No objetivo de alertar pais e professores, aconselhamos que esses incentivem as crianças e os adolescentes a não utilizar somente o computador como fonte de pesquisa e estudo de uma forma geral. Oriente-os a enriquecerem seus conhecimentos fora do computador, visitando bibliotecas, museus, assistindo teatros, praticando esportes, entre outros.

A orientação é considerada primordial para que as crianças e os adolescentes tirem proveito do uso do computador. Portanto, repense no uso do computador fazendo um paralelo dos pontos positivos e negativos na educação da criança, colocando em prática o que venha a favorecer o indivíduo.

Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola