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As dimensões da ação avaliativa

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Avaliar significa , a + valere = dar valor/legitimar, verum + facere = fazer a verdade (testar/medir). Avaliar é coletar um conjunto de informações, pertinentes e confiáveis , examinando o grau de adequação dos critérios, informações e objetivos , adotando uma decisão através de um juízo valorativo.

“Avaliar é sempre julgar a realidade, para o quê é imprescindível comparar uma situação, fato ou elemento da realidade com um padrão, prévia ou concomitantemente expresso ou subentendido” (Gandin, 1995). É um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos tendo em vista mudanças esperadas no comportamento propostas nos objetivos, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas do projeto de trabalho do professor e da escola como um todo.
As dimensões da ação avaliativa se caracterizam em: diagnóstica, processual,cumulativa e participativa. Nos princípios básicos da avaliação, podemos estabelecer o quê avaliar, o que significa avaliar, para que e por que avaliamos, como enfrentar as práticas de avaliação, assim como, utilizar dentre as várias técnicas de avaliações disponíveis, aquela que poderá fornecer os dados desejados , usando procedimentos quantitativos e qualitativos. Devemos, no entanto, atentar para a evidência de que há margem de erro em todas as técnicas de avaliação. A avaliação propicia informações para melhorar as decisões do processo de ensino e de aprendizagem, e também melhorar o resultado do próprio planejamento e desenvolvimento curricular.

Várias são as técnicas e instrumentos possíveis para a ação avaliativa como: as avaliações; os relatórios; os questionários; os testes; as pesquisas ; as entrevistas; a auto-avaliação; as fichas de acompanhamento e a resolução de problemas.
Para que avaliar? Para ressignificar a visão de Homem, tendo na educação um processo formativo e um ato educativo . O trabalho docente, visa buscar no aluno a construção e reconstrução do conhecimento, das habilidades ,atitudes e valores. Por que avaliar? Para melhorar as decisões sobre a aprendizagem, informar a progressão dos estudos, melhorar a qualidade de ensino. Avaliar é uma ação essencial, que propõe provocar mudanças. A avaliação não é um ato isolado, uma vez que está ligada aos objetivos de ensino e aprendizagem e à formação de sujeitos que problematizam, vivem e recriam a realidade.

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Para Jussara Hoffmann, “a avaliação é a reflexão transformada em ação, não podendo ser estática nem ter caráter sensitivo e classificatório”.

Finalizando, a avaliação é a espinha dorsal do processo de ensino aprendizagem , e tem por objetivo diagnosticar a situação de aprendizagem do aluno, tendo em vista auxiliar a tomada de decisões para a melhoria da qualidade. A avaliação é inclusiva na medida em que ampara a busca de meios necessários para o desenvolvimento da aprendizagem, aceitando o educando como é, para verificar o que pode ser feito para o seu crescimento; é diagnostica e processual, ao admitir que, o educando poderá ao longo de sua trajetória escolar alcançar o conhecimento esperado; e é dinâmica, quando não classifica o educando em um determinado grau de aprendizagem, diagnosticando a situação apresentada buscando a solução a partir de novas estratégias educacionais.

Ref: Jussara Hoffmann

Amélia Hamze
Profª FEB/CETEC
ISEB/FISO