Whatsapp

Conteúdos Escolares

Os conteúdos escolares podem assumir diferentes orientações.
Os conteúdos podem ser apresentados aos alunos de forma dinâmica
Os conteúdos podem ser apresentados aos alunos de forma dinâmica
Crédito: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os conteúdos escolares podem assumir diferentes orientações, conforme as várias teorias da educação que foram construídas historicamente.

A importância de organizar e selecionar os conteúdos é indiscutível. Alguns educadores acreditam que a organização do conteúdo se constitui numa só unidade, em que teoria e prática se fundem. Ou seja, no fazer gera-se o saber. Outros procuram redefinir os conteúdos a partir de um determinado ponto de vista da classe. E existem aqueles que colocam a sistematização do conhecimento a partir de problemas postos pela prática social.

Em suma, podemos nos balizar em teóricos que definem o conceito de saber sistematizado ou fontes de conteúdos, levando em conta a estrutura lógica da matéria, as condições psicológicas do aluno para a aprendizagem em questão e as necessidades socioeconômicas e culturais do contexto em que o aluno está inserido.

E, embora alguns educadores tenham seus próprios métodos para organizar os conteúdos sequencialmente, é recomendado observar alguns critérios, quais sejam, sequências coerentes com a estrutura e o objetivo da disciplina; gradualidade na distribuição adequada em pequenas etapas considerando a experiência anterior do aluno; continuidade que proporcione a articulação entre os conteúdos; integração entre as diversas disciplinas do conteúdo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A apresentação dos conteúdos deve conter inter-relação entre as sequências, de forma orgânica e dinâmica. Além disso, é preciso distinguir os conteúdos essenciais dos desnecessários e definir o necessário para preparar suficientemente o aluno para ler, escrever, interpretar e resolver problemas.

Em tempo, sabe-se que o conteúdo, o conhecimento, só adquire significado se vinculado à necessidade real, capaz de fornecer instrumentais teóricos e práticos com propósito na vida social do aluno. E, nessa perspectiva, não basta ter o olhar apenas científico sobre o conteúdo escolar, ainda que numa postura crítica, é necessário vivenciar e trabalhar o processo de seleção e organização, que são instrumentos de um fazer educativo politicamente definido.

Eliane da Costa Bruini