Dicas para melhorar a participação dos alunos em aulas on-line

Para melhorar a participação dos alunos durante as aulas on-line, é importante ter uma aula bem preparada, criativa e sempre estimular e encorajar os alunos.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Garantir o engajamento dos alunos em sala de aula não é uma tarefa fácil, e o problema é ainda maior quando falamos em aulas on-line. No ambiente domiciliar, o aluno está sujeito a várias distrações, como o uso do celular, que não pode ser controlado durante atividades à distância. Para garantir a participação dos alunos nas aulas e, desse modo, promover um ensino de melhor qualidade, o professor deve estar atento à elaboração de suas aulas, tornando-as mais atrativas, além de promover momentos de maior interação. Para ajudar com essa tarefa, reunimos algumas dicas.

Leia também: Dicas para melhorar suas aulas por videoconferência

Dicas para melhorar a participação dos alunos durante as aulas on-line

  • Prepare sua aula atentamente

É fundamental que as aulas on-line sejam muito bem preparadas, assim como as aulas presenciais. Nas aulas ao vivo, o professor deve estar atento ao tempo, para que seja possível apresentar o conteúdo e também dar espaço para que os alunos possam fazer seus questionamentos. Como a indisciplina no ambiente virtual, geralmente, é menor, o conteúdo tende a ser repassado de maneira mais rápida. Sendo assim, prepare-se bem para evitar improvisos e pense em maneiras de chamar a atenção do aluno para o conteúdo.

Leia também: Como garantir a disciplina nas aulas virtuais?

  • Seja criativo

Muitas pessoas pensam que as aulas on-line não permitem que o professor seja criativo. Entretanto, essa é uma grande inverdade, uma vez que diferentes recursos podem ser utilizados. Vídeos, animações, simuladores e jogos virtuais são alguns dos recursos que podem ser adotados e que favorecem a interatividade com o aluno.

É importante ser criativo e pensar em estratégias que estimulem a participação dos alunos.
É importante ser criativo e pensar em estratégias que estimulem a participação dos alunos.
  • Contextualize o conteúdo ministrado

Uma forma de conseguir a participação dos alunos é relacionar o conteúdo ministrado com assuntos cotidianos. Essa aproximação com a realidade do aluno faz com que ele perceba melhor a aplicabilidade daquele conteúdo no seu dia a dia. Isso desperta interesse e também favorece a interação com os alunos. É importante, no entanto, que o professor dê espaço para que o aluno possa também contar suas experiências e suas opiniões sobre o tema em questão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Questione os alunos sobre o conteúdo ministrado

Em aulas ao vivo, é importante que o professor questione os alunos sobre o conteúdo que está sendo ministrado. Pergunte se até aquele ponto há dúvidas, se eles compreenderam de maneira adequada o que foi repassado e se eles desejam comentar alguns dos temas abordados. É importante que as aulas on-line não sejam tratadas como mera exposição de conteúdo e que o professor se mostre presente e aberto à comunicação.

  • Encoraje a participação dos alunos

Faça com que os alunos se sintam realmente à vontade para participar da aula. Deixe momentos abertos para perguntas e levantamentos a respeito de pontos que eles julgarem interessantes. Nas aulas gravadas, isso também é possível, sendo papel do professor oferecer canais em que os alunos possam entrar em contato para sanar dúvidas e fazer comentários sobre as aulas.

Leia também: Como usar o Google Classroom

  • Elogie sempre que possível

Elogie seu aluno, assim ele se sentirá estimulado e mais confiante para retirar suas dúvidas.
Elogie seu aluno, assim ele se sentirá estimulado e mais confiante para retirar suas dúvidas.

Elogie seus alunos sempre que possível. Imagine, por exemplo, que o aluno fez sua participação, porém, infelizmente, não acertou completamente em seu comentário. Mostre os pontos em que o aluno errou, mas também reforce os pontos de acerto. Nunca menospreze a resposta de um aluno ou faça comentários depreciativos. Todos estão em um momento de aprendizado, e mensagens negativas podem desestimular o aluno. Não podemos nos esquecer também de que a frustração e o medo de ser reprimido pelo professor afetam de maneira extremamente negativa o aprendizado. Sendo assim, seja educado e amigável, assim como reconheça os esforços de cada um.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

A difícil tarefa de manter alunos engajados em sala de aula podem ser facilitadas com o uso de ferramentas digitais que engajam mais os alunos e geram interesse. A Miro, por exemplo, simula um quadro branco só que no ambiente digital e com um formato infinito. É isso mesmo, com as funcionalidades de zoom in e zoom out, é possível ir adicionando novas informações, imagens, textos e criando sempre novos ambientes no quadro online.

Alguns professores usam para criar mapas conceituais, ferramenta muito comum no aprendizado em sala de aula. Mas a ferramenta pode ser usada para inúmeros outros objetivos como criar quizzes, passar tarefas de grupo em sala de aula, criar diagramas matemáticos, apresentar imagens e vídeos que complementam o aprendizado e muito mais. A cereja do bolo é que a ferramenta é gratuita para criar até 3 boards (quadros) e pode ser compartilhada com quantos alunos e participantes forem necessários.
Conteúdo atualizado pelo autor Miro - lousa digital.