Whatsapp

O professor na era da lousa digital

Trabalho Docente

A lousa digital permite aulas mais dinâmicas e interativas, entretanto ainda é vista com receio por grande parte dos professores.
A lousa digital permite que o professor promova aulas mais dinâmicas e interativas
A lousa digital permite que o professor promova aulas mais dinâmicas e interativas
PUBLICIDADE

É cada dia mais frequente o uso da lousa digital nas instituições de ensino, tanto em escolas particulares como em escolas públicas de todo o país. Nesse cenário, vemos professores que permanecem céticos diante dessa nova tecnologia, aqueles que não querem e não vão abandonar o velho quadro e giz, além daqueles que acham a lousa uma grande revolução. Mas será que a lousa digital é um recurso que pode mudar completamente a forma de ensinar?

Sabemos que as crianças e adolescentes estão em constante contato com computadores, tablets e supercelulares. Se a escola não acompanha a tecnologia, acaba tornando-se pouco interessante para essa nova geração. Alguns professores afirmam que essa nova forma de dar aula pode causar mais impacto no aluno, que se tornaria mais participativo e atento às aulas. Quando o aluno se vê diante de maior interatividade, fica difícil não querer participar.

As aulas tornam-se mais dinâmicas e também mais rápidas, possibilitando ao professor transmitir um número maior de conteúdo. Entretanto, deixar as aulas mais velozes e com mais informação pode ser um problema e cabe ao professor verificar se os alunos estão de fato aprendendo.

A lousa digital tem se mostrado eficiente para pessoas com deficiências físicas, pois permite, por exemplo, que um aluno consiga brincar, jogar e pintar mesmo com atividade motora comprometida, pois a lousa é sensível ao toque. O aluno que não possui habilidade de escrever pode apenas tocar! Sem dúvidas, é um importante passo para a inclusão desses estudantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A lousa traz um mundo de possibilidades, onde o professor pode realizar esquemas, montar modelos, demonstrar processos, apresentar imagens, trechos de filmes e documentários, além de exercícios e jogos interativos. Mas será que o professor está preparado para utilizá-la?

Diante dessa nova tecnologia, muitos professores não sabem o que fazer. Como montar uma aula? Como criar jogos interativos? A maioria não tem a resposta para essas perguntas e acaba utilizando a tão revolucionária lousa como um “simples” data show. Sendo assim, é extremamente importante que, antes de investir nesse recurso, a escola tenha em mente que deverá fornecer aos professores um curso de capacitação, pois só assim eles poderão usá-lo de forma adequada.

Também é importante destacar que os professores devem estar receptivos às novas tecnologias. As lousas não estão no mercado com o intuito de aumentar o trabalho dos professores, e sim para fornecer meios para que a aula se torne mais interativa e os alunos mais participativos.

O professor deve ter em mente que durante toda a vida estamos aprendendo e nosso meio está em constante transformação. Devemos entender também que muitas vezes nossos alunos sabem muito a respeito dessas mudanças tecnológicas e não há mal nenhum em aceitar que eles, muitas vezes, saibam mais que nós, professores. Por que não permitir que eles também nos ensinem?


Por Ma. Vanessa dos Santos

Artigos Relacionados
Confira algumas dicas para o uso do data show em sala de aula e melhore o desempenho de suas apresentações!