Topo
pesquisar

Ensino do gênero biografia em sala de aula

Estratégias de Ensino

Ensinar biografia em sala de aula pode ser um momento prazeroso de descoberta e estímulo à escrita dos diferentes gêneros textuais.
PUBLICIDADE

Professor, o ensino dos gêneros textuais é um assunto contemplado durante toda a vida escolar de nossos alunos. Desde a infância eles já têm contato com fábulas, poemas, contos de fadas, anedotas, histórias em quadrinhos e toda sorte de textos que mais tarde eles saberão que são exemplos de gêneros textuais.

Entre esses vários tipos de texto está a biografia. Gênero muito comum, está presente nos livros didáticos, contando a vida de alguma personalidade histórica ou escritor. Contudo, infelizmente, é um gênero pouco abordado em sala de aula e, pensando nessa necessidade, elaboramos uma proposta sobre o ensino do gênero biografia em sala de aula.

Metodologia

  • 1ª Aula: Apresente textos do gênero biografia para que os alunos reconheçam seus traços determinantes. Dê preferência para os textos menores para que os alunos possam ler mais de uma biografia.

  • 2ª Aula: Faça um esquema no quadro que contemple as principais características da biografia e explique por que o texto é um gênero textual.

  • 3ª Aula: Leve os alunos para a biblioteca e estimule-os a pesquisar biografias em enciclopédias, jornais e outros meios de comunicação impressos. A mesma pesquisa também poderá ser feita no ambiente virtual, através de consultas na internet. Prefira nomes que os alunos estejam estudando na sala de aula, pode ser de Pedro Álvares Cabral a Vinícius de Morais.

  • 4ª Aula: Peça aos alunos que escolham uma personalidade de sua preferência e escrevam uma biografia sobre ela, utilizando os recursos linguísticos necessários à escrita desse gênero, aprendidos na 2ª aula. Eles poderão montar painéis e fazer cartazes para expor na sala de aula ou na escola. Sugira também uma visita guiada, os alunos gostam desse tipo de atividade que propõe interação entre os colegas da turma e os demais integrantes da comunidade escolar.

Professor, se possível, organize uma visita a um museu de sua cidade, pois esse tipo de contato ajuda os alunos a assimilarem o conteúdo, além de ser uma experiência prazerosa que transporta para o mundo prático as ideias aprendidas na teoria. Caso não seja possível, estimule os alunos a acessarem sites de museus famosos em todo mundo, como o Museu do Louvre, na França, e até mesmo o site do Museu da Língua Portuguesa, localizado em São Paulo. A proposta de aula sobre biografia poderá ser desenvolvida com alunos das séries finais do Ensino Fundamental e com alunos do Ensino Médio. Boa aula!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Representação do trabalho de um arqueólogo
Estratégias de Ensino Visita ao museu na aula de história
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola