Topo
pesquisar

Greetings: sugestão de aula de inglês para crianças

Estratégias de Ensino

Em nossa sugestão de aula de inglês para crianças sobre “Greetings”, incluímos uma dinâmica bem legal e a letra de duas músicas.
PUBLICIDADE

Ensinar a importância da interação com os colegas, professores e demais funcionários da escola para a criança que está na fase inicial de aprendizado é muito importante para seu desenvolvimento interpessoal. Na maioria das vezes, as crianças menores possuem muita vergonha e encontram grandes dificuldades para se relacionarem umas com as outras. A partir dessa perspectiva, apresentamos a nossa sugestão de aula sobre “Greetings”. O objetivo é, por meio de uma atividade interativa, ensinar esse conteúdo aos alunos e quebrar certas barreiras no relacionamento interpessoal.

Veja alguns exemplos de cumprimentos em inglês:

Greetings: / Cumprimentos:

Hello! / Olá!

Hi! / Oi!

Good Morning! / Bom dia!

Good Afternoon! / Boa tarde!

Good Evening! / Boa noite!

Greetings with questions: / Cumprimentos com perguntas:

How are you? / Como vai você?

What are you doing? / O que você está fazendo?

How is your day? / Como está seu dia?

How are you feeling today? / Como você está se sentindo hoje?

Answers: / Respostas:

I'm fine! / Eu estou bem!

I'm wonderful! / Eu estou maravilhosa(o)!

I'm pretty good! / Eu estou muito bem!

I'm tired! / Eu estou cansada(o)!

I'm hungry! / Eu estou com fome!

I'm not so good! / Eu não estou muito bem!

Essa aula precisa ser bastante dinâmica e com a participação de todos os alunos. Primeiramente, diga aos estudantes os tipos de cumprimentos, podendo utilizar flashcards para isso. Use os alunos para fazer uma encenação sobre algumas ocasiões propícias para os cumprimentos, mostrando como eles devem agir. Siga os tópicos a seguir:

  • Como cumprimentar alguém que está perto

Comece mostrando aos alunos como cumprimentar uma pessoa que chega perto deles. Mostre aos alunos os gestos que devemos fazer ao cumprimentar as pessoas, isto é, sorrir e estender as mãos, por exemplo. Faça uma dinâmica entre eles, incentivando-os a cumprimentarem uns aos outros de pertinho.

  • Como cumprimentar alguém que não está perto

Mostre aos alunos que eles podem cumprimentar também as pessoas que não estão perto deles. Diga que eles podem, por exemplo, cumprimentar alguém que está no corredor, na escada ou em outra sala de aula. Faça uma dramatização, dispondo-os em lugares distantes na sala e incentivando-os a se cumprimentarem de longe. Diga a eles que não necessariamente a outra pessoa precisa dizer algo, pois, justamente por estar longe, um aceno será suficiente.

  • Quando não cumprimentar alguém

Diga aos alunos que existem algumas situações em que não é apropriado que cumprimentemos as pessoas. Explique aos alunos sobre essas situações dando exemplos, como quando a pessoa estiver na biblioteca, conversando com alguém ou ao telefone, entre outras situações. Deixe claro aos alunos as diferenças entre ter educação ao cumprimentar as pessoas e ter educação ao não cumprimentar.

A música funciona muito bem com as crianças, pois elas, com raríssimas exceções, gostam bastante de cantar e sentem-se mais à vontade, por exemplo, ao cantar do que ao falar. Apresentaremos abaixo duas músicas que trabalham os cumprimentos em inglês, que são de fácil entendimento e bem interativas!

Uma boa dica é utilizar os vídeos para passar na sala e colocar as crianças para dançarem e fazerem os gestos das músicas. Confira abaixo os vídeos e as letras de cada música!

Hello!
Hello!
Hello, how are you?

(Repeat)

I'm good!

I'm great!

I'm wonderful!

(Repeat)

Hello!
Hello!
Hello, how are you?

(Repeat)

I'm tired.

I'm hungry.

I'm not so good.

(Repeat)

Hello!
Hello!
Hello, how are you?

(Repeat 3x)

Hello, hello.

Can you clap your hands?

Hello, hello.

Can you clap your hands?
 

Can you stretch up high?

Can you touch your toes?

Can you turn around?

Can you say, "Hello"?
 

Hello, hello.

Can you stamp your feet?

Hello, hello.

Can you stamp your feet?
 

Can you stretch up high?

Can you touch your toes?

Can you turn around?

Can you say, "Hello"?
 

Hello, hello.

Can you clap your hands?

Hello, hello.

Can you stamp your feet?


Por Janaína Mourão
Graduada em Letras - Inglês

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola