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Sugestão de aula sobre palavras parônimas

Estratégias de Ensino

A sugestão de aula sobre palavras parônimas tem como objetivo explicar de maneira divertida um dos fenômenos linguísticos responsáveis por inúmeros deslizes gramaticais.
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Professor, você já percebeu que boa parte dos desvios linguísticos cometidos pelos alunos pode ser justificada através da própria gramática? Erros ortográficos, sintáticos e semânticos, na maioria das vezes, são apenas corrigidos, e dessa maneira perdemos a grande oportunidade de discutir a língua portuguesa com nossos alunos. Quando os erros gramaticais são elucidados, minuciosamente discutidos em sala de aula, as chances de que o aluno volte a cometê-los diminuem consideravelmente.

Pensando na importância de discutir a gramática de maneira mais eficiente e democrática, preparamos uma sugestão de aula sobre palavras parônimas. A paronímia é responsável por diversos deslizes na comunicação oral e escrita, deslizes que podem, inclusive, alterar a significação de um texto. Vale muito explicar para a turma que alguns erros gramaticais são absolutamente compreensíveis, mesmo porque nossa língua portuguesa é complexa e recheada de regras e exceções que confundem até mesmo os escritores mais hábeis! Para a realização da aula de língua portuguesa sobre paronímia, utilize a seguinte lista (você também pode incrementar a lista com outros vocábulos, são diversas as ocorrências da paronímia em nosso idioma):

Docente (relativo a professor)

Discente (relativo a aluno)

Ratificar (confirmar, validar)

Retificar (corrigir, alinhar)

Descrição (ato de descrever)

Discrição (o que é discreto)

Tráfego (trânsito)

Tráfico (comércio)

Iminente (pendente, próximo a acontecer)

Eminente (ilustre)

Intimorato (destemido, intrépido)

Intemerato (puro, imaculado)

Proscrever (condenar, abolir)

Prescrever (indicar, ordenar)

Despercebido (não notado, não observado)

Desapercebido (desprovido, desprevenido)

Aferir (comparar, apreciar)

Auferir (levar, roubar)

Matilha (grupo de cães)

Mantilha (pequena manta)

Diferido (adiar, procrastinar)

Deferido (conceder, ceder)

Infringir (transgredir, desrespeitar)

Infligir (penalizar, impor)

Descriminar (absolver)

Discriminar (distinguir, diferenciar)

Precursor (pioneiro, prógono)

Percursor (o que percorre)

Cumprimento (saudação)

Comprimento (tamanho, grandeza)

Fluvial (relativo a rio)

Pluvial (relativo à chuva)

Imergir (mergulhar)

Emergir (vir à tona)

Delatar (denunciar)

Dilatar (alargar, estender)

Absorver (sorver)

Absolver (inocentar)

Dirigente (que dirige, gere)

Diligente (aplicado, eficiente)

A turma deverá ser organizada em pequenos grupos, e cada grupo receberá a lista acima. Durante quinze minutos, os alunos deverão estudar as palavras parônimas e seus significados. Feito isso, promova o jogo das palavras parônimas respeitando as seguintes etapas:

Proposta de aula sobre palavras parônimas:

  1. Professor, sorteie o significado de uma das palavras da lista que você entregou para os alunos;

  2. Leia o significado da palavra sorteada;

  3. O grupo então deverá escrever a palavra correspondente ao significado lido por você em um pedaço de papel;

  4. Lembre aos alunos que cada pedaço de papel deverá ser devidamente identificado pelo nome ou pelo número do grupo;

  5. Feito isso, revele a resposta correta e verifique quais grupos acertaram. O grupo, ou os grupos, que tiver (em) escrito a palavra corretamente pontuam;

  6. Vence aquele, ou aqueles, que obtiver (em) o maior número de acertos.

O jogo das palavras parônimas é uma atividade diversificada que estimula a participação dos alunos, bem como incentiva aspectos lúdicos que devem estar inscritos no processo de aprendizado. Seu principal objetivo é explicar o fenômeno da paronímia de maneira leve e descontraída, mostrando para os alunos que muitos erros gramaticais podem ser justificados em virtude de nossa complexa gramática. Após a realização da atividade, você poderá dar prosseguimento ao conteúdo, sempre lembrando que a participação dos alunos é fundamental. Priorize atividades que visem a explicação dos erros, e não apenas a correção sem antes propiciar à turma uma análise crítica sobre a língua portuguesa.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

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